O guia completo para montar sua viagem ao Havaí!

Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem ao Havaí, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.

Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Roteiros, quais cidades conhecer, quando ir, documentos, onde ficar, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e ingressos.

1: O que preciso para viajar ao Havaí?

Para viajar aos Estados Unidos, você precisa de um passaporte válido e do visto americano. O passaporte é mais rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$250. O visto já é um processo um pouco mais rigoroso e custa em torno de R$1.000.

Vacinas não são exigidas para entrar no Havaí. Contudo, nós recomendamos contratar um seguro viagem para auxiliar em qualquer emergência médica que possa ter.

2: Quando viajar ao Havaí?

  • Época chuvosa (“inverno”): Nov/Dez/Jan/Fev/Mar/Abril
  • Época de seca (“verão”): Mai/Jun/Jul/Ago/Set/Out

No inverno acontece a época chuvosa. Se você não quer correr o risco de chover durante a sua estadia, é melhor evitar os meses de novembro a março. Além disso, no verão, as águas são bem mais calmas, ao contrário do restante do ano, quando as tempestades criam as grandes ondas do Havaí. Se você for um surfista procurando adrenalina, o inverno é o período ideal!

A alta temporada de inverno começa em dezembro e dura até março, e a temporada de verão começa em junho e dura até agosto. Quem quiser aproveitar os descontos da baixa temporada precisa viajar entre setembro e o início de novembro, ou nos meses de abril e maio.

3: Quantos dias ficar no Havaí?

O Havaí é um arquipélago com 137 ilhas, mas 4 delas se destacam. Vale a pena separar entre 3 e 5 dias para curtir cada uma.

Uma viagem visitando as ilhas de Oahu, Kauai, Maui e Big island com 4 dias em cada uma é perfeita para conhecer todos os pontos turísticos mais imperdíveis! Serão 16 dias de viagem muito bem aproveitados!

4: Quais cidades conhecer no Havaí?

O Havaí possui diversos destinos encantadores e várias opções de roteiros para se fazer. A principal cidades turística é a capital Honolulu:

Além dela, existem outras cidades muito visitadas como: Kapolei, Kailua-Kona, Lahaina, Koloa entre outras.

5: Roteiros pelo Havaí

6: Chip de viagem para o celular

Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.

Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem no Havaí e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.

7: Seguro viagem internacional (recomendado)

Para garantir a sua segurança e a da sua família no Havaí, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.

E como o Havaí é um destino com passeios ao ar livre, esportes aquáticos, trilhas e muita aventura, você garantirá a sua segurança por um pequeno valor.

Lembrando que uma consulta médica nos Estados Unidos pode custar bem caro! E para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.

Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.

8: Transportes e como andar no Havaí

Cada ilha havaiana oferece um sistema de transporte público próprio. Em Oahu, onde se localiza a capital, há ônibus e trem. O TheBus é um ônibus que percorre a maior parte da ilha, incluindo áreas urbanas e locais mais afastados. Já o sistema ferroviário começou a funcionar somente em 2023, interligando East Kapolei e Aloha Stadium.

A tarifa pode ser paga com dinheiro físico ou usando o Holo Card, um cartão recarregável que funciona em todos os transportes públicos de Oahu

Na ilha de Maui os turistas podem se locomover com o Maui Bus, ônibus que opera em várias rotas ao redor da ilha. São 12 percursos realizados pela empresa Roberts Hawaii. A tarifa sai por 2 dólares cada pessoa e os passes diários custam 4 dólares.

O mesmo ocorre em Kauai, que conta com o The Kauai Bus. Os ônibus percorrem destinos como Lihue, Poipu, Hanalei e Kapaa. Por fim, a Big Island traz o ônibus Hele-On, que conecta diferentes locais como Hilo e Kona. Os horários e informações adicionais de todos os transportes estão disponíveis no site oficial.

Tanto os visitantes quanto os residentes preferem viajar de avião entre as ilhas havaianas, e cada uma delas possui o seu próprio aeroporto. Se você pretende passar vários dias em uma única ilha, como a de Oahu, vale a pena alugar um carro. Você terá a liberdade de cruzar a costa norte à costa sul, quando quiser e por quanto tempo desejar.

Táxi e Ubers são comuns não só em Honolulu como em Kahului, Lihue e outras cidades havaianas. Quando estiver em pontos mais distantes, nós recomendamos que possua o contato de um motorista que possa te atender neste local, para não sofrer nenhum imprevisto. Só não se esqueça da gorjeta, prática comum no país.

O Havaí conta também com a Lyft, um aplicativo com funcionalidades semelhantes ao Uber.

Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.

Como alugar um carro no Havaí por um preço imbatível?

Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro do Havaí e do mundo.

Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro do Havaí nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.

Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.

Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.

Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.

  • Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
  • Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.

9: Ingressos das atrações e tours

Muitos passeios no Havaí são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.

O bom é que você já paga em reais e economiza por não ter que pagar o IOF de 6% lá na viagem.

Tour por Pearl Harbor e Honolulu
Tour por Pearl Harbor e Honolulu
Tour pelo Parque Nacional dos Vulcões do Havaí
Tour pelo Parque Nacional dos Vulcões do Havaí

Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer de todos os aeroportos ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saida do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.

10: Como levar dinheiro ao Havaí

A moeda utilizada em todos os Estados Unidos é o dólar. Então você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar dólares em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.

Se quiser todas as informações, clique aqui.

Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.

Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.

E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!

Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.

Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!

Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.

11: Gorjetas no Havaí

Nos EUA a prática de dar gorjetas é realmente muito comum em diversas situações. Nos restaurantes e bares, quando você for pagar uma conta, o garçom pedirá seu cartão de crédito e irá com ele fazer o pagamento.

Depois retornará a conta e o cartão para você, com o valor total SEM a gorjeta. Gorjeta em inglês é TIP. E lá terá a opção de você incluir um valor. Não precisa dar o cartão novamente, nem o dinheiro. O praticado é entre 18% a 22%. Menos do que isso, já significa que você teve um mal atendimento. Nos EUA, boa parte do salário dos garçons, realmente são das gorjetas.

E esteja sempre com notas de 1 e 5 dólares para dar gorjetas avulsas. Se algum funcionário do hotel ajudar com as malas ou algum outro de serviço extra.

12: Voltagem e tomada no Havaí

Embora esteja localizado distante do continente, o Havaí segue o padrão dos EUA. As tomadas utilizadas em todo o Estado são as do tipo A e B, que são, respectivamente, dois pinos retos paralelos e dois pinos retos com um redondo posicionado abaixo.

Já a voltagem predominante é a de 120 V. Caso o seu aparelho não seja compatível, lembre-se de levar um adaptador na sua mala ou checar se o seu hotel fornece.

13: Compras no Havaí

O Havaí é um dos melhores destinos para compras! Isto pois o estado conta com uma das menores taxas de imposto de todos os Estados Unidos: apenas 4,5%! 

No interior da capital Honolulu você encontrará muitos centros comerciais excelentes! O Ala Moana Center, por exemplo, é conhecido como um dos maiores shoppings a céu aberto do mundo, abrigando diversas lojas de departamento, grifes de primeira classe e mais de 160 opções gastronômicas.

Outro destaque comercial é o Waikiki shopping Plaza, situado ao longo da badalada avenida Kalakaua. Lojas de souvenirs havaianos, marcas internacionais renomadas e restaurantes exclusivos são os serviços que você pode encontrar por lá.

Nomes como Royal Hawaiian Center e Kahala Mall também são bem procurados para fazer compras pela capital. Porém, a parada obrigatória para os compradores é o Waikele Premium Outlets, o único outlet do Havaí! Ele possui marcas como Armani, Michael Kors, Kate Spade New York, Polo Ralph Lauren, Tory Burch e Coach, com descontos imperdíveis disponíveis no site oficial!

Outros guias de viagem:

Economize ao máximo na sua viagem ao Havaí:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato ao Havaí, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Havaí da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro barato no Havaí. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Havaí, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Havaí, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Havaípara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!