
Saiba quais são os principais passeios em Praga, faça seu roteiro e tenha uma viagem inesquecível na cidade!
1. Visite o Castelo de Praga
O Castelo de Praga é um local que você não pode deixar fora do seu roteiro. Ele é considerado o maior castelo do mundo, segundo o Guiness World Records Book, ocupando uma área de 72,5 mil m². Ele fica na colina Hradchany e antigamente era habitado pelos reis da Boêmia. Atualmente, é a residência presidencial.
Dentro do local, há alguns outros pontos turísticos a serem visitados:
- Catedral de S. Vito: a igreja com estilo gótico conta muito sobre a história de Praga, tendo belos ornamentos em toda sua estrutura. Além disso, o local abriga a coleção de joias dos reis da Boêmia.
- Convento de São Jorge: o local abriga o acervo da Galeria Nacional de Arte Tcheca, dos períodos gótico, barroco e renascentista.
- Viela Dourada: é uma das ruas mais bonitas da cidade. Antigamente, os ourives habitavam as casas do local. Hoje em dia, há lojas de livros, cristais da Boêmia e souvenirs para turistas.

Os visitantes podem acessar gratuitamente a área do Castelo de Praga, no entanto, não terão permissão para entrar nos edifícios ou visitar a Golden Lane sem pagar uma taxa adicional. Para obter informações detalhadas sobre as opções pagas para explorar esses locais, clique aqui.
2. Fazer um passeio de barco no Rio Moldava
Um passeio de barco pelo Rio Moldava pode ser uma experiência deslumbrante durante sua estadia em Praga, oferecendo uma oportunidade única para apreciar as paisagens mais magníficas da cidade. Há opções disponíveis para passeios durante o almoço ou o jantar, permitindo que você escolha o horário que melhor se adapte ao seu dia.
Onde comprar os ingressos em Praga na República Checa ?
Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!
Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.
Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.
Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:
- Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
- Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
- Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
- Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.
Os passeios mais vendidos desse destino:
E não se esqueça, que aqui no Guia de Praga, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.
3. Suba na Torre Petřín
A Torre Petřín é o mirante mais elevado de Praga, pois a partir de seu terraço superior, você estará a 200 metros de altitude acima do Rio Moldava e terá uma bela vista de toda a cidade. Ela possui uma estrutura similar à da Torre Eiffel. A entrada custa 290 coroas tchecas para adultos.
4. Visite o Museu Nacional de Praga
O Museu Nacional de Praga está localizado no final da Praça Venceslau, em um edifício neorrenascentista. O local abriga as seguintes coleções: Pré-história da Boêmia, Morávia e Eslováquia; Exibição mineralógica e litológica; Paleontologia, Osteologia e Antropologia; Zoologia; e Condecorações e medalhas de países europeus.
A entrada custa 280 coroas tchecas para os adultos, crianças e adolescentes até 15 anos não pagam.
5. Faça o tour da cerveja em Praga
Os tchecos são considerados os maiores consumidores de cerveja do mundo e Praga é o lar da cerveja Pilsner. Por isso, que tal realizar um passeio para conhecer mais da cerveja local? É uma ótima oportunidade para descobrir como funciona a produção desta bebida e ainda podendo ter a oportunidade de degustá-la! Saiba mais sobre o tour da cerveja em Praga aqui.
6. Curta a noite de Praga na Dlouhá třída
Ainda não conseguiu decidir para onde sair durante a noite em Praga? A Rua třída (Dlouhá třída, em tcheco) pode ajudá-lo a se decidir, já que este local abriga uma grande concentração de bares e baladas. Além disso, é bastante central, fica ao lado da Praça da Cidade Velha e possui fácil acesso para quem chega de transporte público.
7. Admire o Orloj
O Orjol é um relógio astronômico medieval que compreende três componentes principais: um mostrador astronômico, que representa a posição do Sol e da Lua no céu; a “Caminhada dos Apóstolos”, que exibe figuras dos apóstolos e esculturas a cada hora; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses. Para subir na torre, é necessário pagar uma taxa.
8. Curta um concerto na Sinagoga Espanhola
Para quem aprecia música clássica e está em Praga, uma excelente oportunidade é assistir a um concerto na Sinagoga Espanhola. Nessa apresentação, você poderá desfrutar de uma fusão de estilos que inclui o clássico, o moderno e o judaico. Dependendo do dia, você poderá ouvir composições de Mozart, Bach, Verdi, Rossini e muitos outros músicos renomados!
Saiba mais aqui.
9. Caminhe pela Praça da Cidade Velha
A Praça da Cidade Velha está situada entre a Ponte Carlos e a Praça Venceslau, sendo um local muito procurado por turistas, tanto de dia quanto à noite. Nela, encontram-se duas igrejas notáveis: a de São Nicolas e a de Nossa Senhora de Tyn. Além disso, a praça oferece diversas opções de restaurantes, bares e barraquinhas.
10. Faça compras na Rua Na Příkopě
A rua Na Příkopě está localizada próxima à Praça Venceslau e é considerada um paraíso para compras, atendendo a todos os orçamentos e gostos. Além disso, você encontrará uma abundância de bares e restaurantes nas proximidades, perfeitos para relaxar após um dia de compras.
Veja nossas matérias sobre compras e shoppings em Praga!
- No nosso canal do YouTube, você poderá ver mais dicas de Praga e outros destinos do mundo.
Economize ao máximo na sua viagem para Praga
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como economizar muito em Praga, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Praga, da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela República Tcheca e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Praga. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Praga, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Praga para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!