Porto

18 melhores coisas para fazer no Porto

Descubra nessa matéria as 18 melhores coisas para fazer no Porto! Essa bela cidade portuguesa tem muitas atrações incríveis para você conhecer

18 melhores coisas para fazer em Porto

Descubra nessa matéria as 18 melhores coisas para fazer no Porto! Essa bela cidade portuguesa tem muitas atrações incríveis para você conhecer e se encantar. Confira:

1. Ir até o Palácio da Bolsa no Porto

Este edifício muito luxuoso do século 19 é o símbolo da cidade e conta com diversas salas, entre elas a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe – a sala mais importante do palácio e a mais bonita!

A sua entrada é paga, mas realmente vale a visita! A arquitetura do local é bastante impressionante, e há tours guiados que explicam mais sobre cada cômodo, com valor já incluso no ingresso.

Vista interna do Palácio da Bolsa no Porto

2. Andar pelo centro histórico da cidade

Essa atividade é deliciosa para qualquer turista. Conhecer o charmoso centro histórico do Porto, com suas casinhas antigas, umas em cima das outras, decoradas com azulejos antigos, é uma experiência única! Inclusive, recomendamos fazer um Free Tour pela cidade, enquanto escuta explicações de cada local e ponto turístico.

Vista da cidade do Porto

Lá também estão os barquinhos no Rio Douro e as várias pontes que cruzam as margens do rio. Outra coisa super legal sobre o centro histórico da cidade é que ele está constantemente se revitalizando. Assim, você também encontra por lá diversos barzinhos para petiscar algo enquanto curte o clima da cidade.

3. Visitar o Palácio de Cristal da cidade

Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal foi inspirado no Crystal Palace de Londres, mas nos dias de hoje, serve como um pavilhão de esportes.

Vale muito a pena conhecer os grandes jardins românticos, que abrigam fontes e esculturas que representam cada estação do ano.

Interior do Palácio de Cristal da cidade do Porto

4. Ir até o Rio Douro no Porto

Este símbolo da cidade tem uma grande importância para o Porto. Afinal, o Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desaguar no mar.

Além disso, o Rio Douro é o terceiro mais extenso de toda península Ibérica, o que garantiu a ele o título de Patrimônio da Humanidade, enquanto paisagem cultural, segundo a Unesco.

Ponte de ferro que corta o Rio Douro no Porto

Na Ribeira (orla do rio), você terá a oportunidade de fazer um passeio de barco pelo Rio Douro, uma experiência super legal e que garante uma paisagem linda.

5. Conhecer a livraria Lello no Porto

A livraria Lello é a mais famosa do país e uma das mais conhecidas no mundo todo. Ela fica em um dos mais lembrados prédios de estilo neogótico português e tem uma bela fachada de arco, além de duas vitrines laterais.

O interior da livraria Lello, apesar de pequeno, também carrega em sua história a característica de ter escadarias emblemáticas que, inclusive, serviram de inspiração na escrita dos livros do Harry Potter, já que a autora, J.K. Rowling, morou na cidade do Porto.

Interior da livraria Lello em Porto

6. Visitar os museus no Porto

Os museus do Porto são lugares imperdíveis para quem quer conhecer mais sobre a cultura e história da cidade! Veja os principais museus que você pode conhecer no Porto:

– Museu Nacional Soares dos Reis

Este museu está localizado no Palácio das Carrancas e ao lado do Jardim da Cordoaria. O Museu Nacional Soares dos Reis é o maior e mais frequentado museu de arte do Porto. Ele abriga uma das mais grandiosas coleções de arte da cidade, com obras do século XIX.

Fachada do Museu Nacional Soares dos Reis

– Museu do Vinho

O Museu do Vinho do Porto é onde acontecem várias exposições interativas, que apresentam o impacto do vinho na região. A construção data do século XVII, e lá você encontrará máquinas antigas que foram usadas antigamente para a produção do vinho.

Fachada do Museu do Vinho em Porto

– Museu do Carro Elétrico

Situado em Massarelos, este museu é uma antiga central termo-elétrica. Ele apresenta ao público diversos carros elétricos antigos e várias exposições relacionadas que mostram uniformes, documentos e fotografias históricas dos condutores dos carros.

Interior do Museu do carro elétrico em Porto

– Museu Casa de Serralves

Esta instituição cultural tem como objetivo a promoção da arte contemporânea. Sua casa é uma obra da arquitetura contemporânea, cujo desenho foi feito por Álvaro Siza Vieira.

Fachada do Museu Casa de Serralves

– Casa do Infante

A Casa do Infante fica na região da Ribeira, de costas para o Douro. Sua construção, que remonta à data de 1394, conta com três andares de exposições sobre vários temas – entre eles as atividades alfandegárias, mosaicos e cimentos da época romana que foram descobertos em escavações.

Fachada da Casa do Infante em Porto

7. Frequentar os mercados Bom Sucesso e Bolhão

Estes dois mercados são uma forma muito bacana de conhecer o estilo de vida e o cotidiano da cidade. Você poderá conhecer mais sobre a alimentação, os artesanatos do lugar e até produtos gourmet!



No Porto, os dois principais mercados para visitar são o Mercado do Bolhão e o Mercado do Bom Sucesso. Este primeiro data de 1914 e fornece carnes, pão, peixes, legumes, frutas, sementes e muitos outros produtos, sem contar banquinhas de lanches.

O segundo data de 1951 e é igualmente charmoso! Ele possui três andares modernos, com grandes vidros e dezenas de restaurantes, além de banquinhas com produtos frescos.

Fachada do Mercado Bolhão em Porto

8. Ir até a Capela das Almas e à Igreja do Carmo

Estes outros dois pontos turísticos da cidade são muito interessantes! Elas preservam a arquitetura da cidade, com os tradicionais azulejos na área externa e com altares sagrados muito bonitos.

Fachada da Igreja Santo Idelfonso em Porto

9. Ver o Forte de São Francisco Xavier

Este forte, popularmente conhecido como Castelo do Queijo, serviu para o Porto como uma proteção e fortificação marítima. Atualmente ele está totalmente preservado e fica sob tutela da Associação de Comandos da Delegação do Norte. O forte abriga um museu histórico militar e promove eventos culturais de primeira!

Vista do Forte de São Francisco Xavier em Porto

10. Andar pelo Jardim das Virtudes

Este lugar que reúne natureza, arte, gastronomia e arquitetura, sendo ideal para um delicioso passeio em família! O jardim fica situado a poucos metros do centro histórico, o que faz dele uma espécie de tesouro escondido do Porto.

O espaço verde conta com mais de 750 camélias e é ideal para quem quer relaxar e apreciar uma vista privilegiada do Rio Douro e da imponente Alfândega do Porto. Nossa dica para aproveitar essa atividade é visitar o jardim no pôr do sol – isso vai garantir uma vista incrível!

Pessoas andam pelo Jardim das Virtudes em Porto

11. Curtir as praias do Porto

Gosta de mar? Então não deixe de curtir as praias incríveis na região do Porto. Você pode passar o dia nesses lugares ou fazer passeios e piqueniques com a família.

– Praia do Aterro

Esta praia fica na região de Leça da Palmeira e é ideal para quem pratica bodyboard, graças às condições favoráveis do clima para o esporte. Lá você também encontra barzinhos locais, que são uma deliciosa opção para almoçar ou beber ao finalzinho da tarde.

Praia do Aterro em Porto

– Piscinas das Marés de Leça da Palmeira

Essa opção não é bem a praia em si, mas o conjunto de piscinas que ficam nessa praia. Elas foram construídas em 1966 bem ao lado do mar, o que faz com que sua água seja salgada.

Vista das Piscinas das Marés de Leça da Palmeira

– Praia Azul

A praia Azul está localizada em Angeiras e possui um grande areal, sendo rodeada por rochas e possuindo um mar azul e agitado – o que pode ser um fator preocupante para muitos banhistas. Mas você também pode curtir a Praia Azul de outras formas, tomando sol, caminhando por ela e praticando esportes na areia.

Vista da Praia Azul

– Praia da Aguda

A praia da Aguda está localizada na cidade vizinha ao Porto, Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro. A bela praia se destaca por sua vastidão de mar e areia, o que é ótimo para quem gosta de caminhadas.

Vista da Praia da Aguda em Porto

– Praia da Granja

A praia da Granja tem uma beleza única, cheia de dunas ao seu redor! Lá você encontra uma passarela de madeira que possui 15 km de extensão, de onde é possível percorrer todas as praias da Vila Nova de Gaia.

A praia é também perfeita para visitar com a família e amigos. Tendo muitos restaurantes e barzinhos ao redor. O ponto negativo é que a maioria desses lugares só funciona na alta temporada.

Vista da Praia da Granja em Porto

– Praia do Castelo do Queijo

A praia do Castelo do Queijo está situada perto do Forte de São Francisco Xavier. Embora seja uma praia um pouco selvagem e sem vigilância, sua paisagem faz o passeio valer a pena e inclusive a torna uma das mais bonitas da região. Contudo, vale frisar que ela tem muitas pedras e isso dificulta o acesso ao mar.

Vista da praia do Castelo do Queijo em Porto

12. Admirar a Torre e Igreja dos Clérigos na cidade

Este monumento é o mais alto da cidade do Porto e patrimônio tombando pela Unesco. A Torre e Igreja dos Clérigos fazem parte da Igreja dos Clérigos na cidade, que é um dos símbolos do Porto. Tanto que, chegando na cidade, você perceberá que os souvenires vendidos sempre mostram a Torre dos Clérigos!

Vista da Torre e Igreja dos Clérigos em Porto

13. Atravessar a Ponte D. Luís no Porto

Esta antiga ponte de estrutura metálica liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia). O nome verdadeiro da ponte é Luís I, mas conta a lenda que, pela ausência do rei D. Luís I em sua inauguração, a população da cidade optou por tirar o “dom” do nome.

Atualmente, a ponte tem duas rotas suspensas no ar: uma superior, que serve como uma linha do metrô, carro e para pedestres, e a inferior, que serve para carros e pedestres.

Vista da Ponte D. Luís no Porto

14. Curtir um show na Casa da Música

A Casa da Música está sempre cheia de apresentações para todos os públicos e também todos os bolsos. Ela conta com cinco salas, além de uma restaurante e um “espaço Cibermúsica”. Você pode agendar uma visita guiada para conhecer este lugar, caso não queira assistir a nenhum show.

Casa da Música em Porto

15. Passear pela Avenida Aliados

A Avenida Aliados é um dos lugares mais visitados pelos turistas, pois está no centro da cidade e abriga em sua extensão diversos monumentos.

Em um dos extremos da avenida está o imponente edifício da câmara do Porto. Enquanto no outro lado está a Praça da Liberdade, que possui uma estátua do rei Pedro IV.

Este lugar é muito frequentado na cidade e se tornou palco de apresentações culturais, performances e concertos. Além do mais, é nela que acontecem manifestações e comemorações locais, como as Festas de São João, a virada de ano e a missa do Papa.

Vista da Avenida Aliados em Portos

16. Admirar as Muralhas Fernandinas

As Muralhas Fernandinas da cidade serviram para proteger o Porto das invasões na época. Essa atividade é perfeita para conhecer a história da cidade de maneira mais aprofundada.

Durante o passeio você poderá ver inúmeras belezas da cidade, como o rio Douro, a ponte Luís I, a marginal de Gaia, a ponte do infante, a Serra do Pilar e muito mais.

Vista da Muralhas Fernandinas no Porto

17. Conhecer o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Porto é um dos lugares com maior diversidade natural. Ele conta com 4 hectares e pertence ao Estado Português, sendo gerido pela Faculdade de Ciência da Universidade do Porto.

O local possui lagos, o Jardim do Peixe, o Jardim dos Jotas, a Casa Andresen, além da estufa de plantas tropicais e cactos.

Vista do Jardim Botânico em Porto

18. Compras no Porto

Outra atividade muito legal a se fazer no Porto são as compras na cidade! Porto é cheia de lojas, shoppings, e lá você encontra também a Rua Santa Catarina, que é a mais tradicional no comércio da cidade.

Localizada bem no centro do Porto, a rua conta com algumas das melhores lojas de marcas nacionais e internacionais, além de muitas lojas de souvenirs.

Vista Rua Santa Catarina em Porto

Nossa dica para comprar os ingressos mais baratos!

Para conhecer estes e muitos outros pontos turísticos do Porto e outras cidades de Portugal, você vai precisar comprar um ingresso. O melhor jeito para fazer isso e economizar bastante com os passeios é fazer a compra dos ingressos pela internet, antecipadamente.

Além de sair mais barato, você economizará um bom tempo por “pular” as filas das bilheterias e já terá os ingressos em mãos, sem correr o risco deles se esgotarem!

Nós sempre utilizamos esse Site de Ingressos da Europa para fazer as nossas compras de ingressos. Nele, você encontra todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios do Porto, Portugal e do mundo.

Vista da cidade do Porto

Além disso, o site oferece os melhores preços e você realiza os pagamentos em reais, sem ter que pagar o IOF e taxas internacionais. Nele, você também encontra ofertas de transfers do aeroporto ao hotel, que é um serviço seguro e de qualidade, além de super econômico!

Nós usamos muito ele e sempre economizamos um bom dinheiro.

Economize ao máximo na sua viagem para o Porto:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Porto, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Porto da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até para outros países. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Porto. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Porto, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Porto para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!