Milão

Como se locomover em Milão?

Em seu planejamento de viagem, um dos pontos mais importantes a se levar em consideração é planejar como se locomover em Milão.

Como se locomover em Milão?

Em seu planejamento de viagem, um dos pontos mais importantes a se levar em consideração é planejar como se locomover em Milão. Por isso, nós trazemos um compilado de formas para fazer seus deslocamentos na cidade. Confira:

1. Se locomover em Milão de carro

Nossa primeira dica de forma para se locomover na cidade italiana é de carro. Muita gente não sabe, mas alugar um carro em Milão é uma forma econômica e prática para quem deseja realizar trajetos entre os pontos turísticos da cidade e até fazer roadtrips pela Itália!

Além disso, essa dica é ótima para as pessoas que vão viajar em família ou com um grupo de amigos, pois todos podem dividir os gastos com o próprio aluguel e a gasolina. Com isso fica tudo muito barato!

Vale a pena lembrar que, na cidade de Milão, existem as Zonas de Estacionamento por Tempo Limitado, ou ZTL, que estão sinalizadas por placas de diferentes cores (ou até mesmo em placas digitais, com o nome ZTL).

Preste atenção se ver essas placas, pois você não poderá circular caso o seu carro não tenha autorização para tal – e a multa por circular nessas áreas é altíssima! A zona branca é a de estacionamento gratuito, ao passo que as zonas amarelas são exclusivas para moradores e as de zonas azuis estão sujeitas a pagamento.

Carro branco estacionado de frente para a Catedral de Milão

Para fazer um bom aluguel de veículos, nossa primeira dica é contratando o serviço com antecedência e pela internet, isso vai te ajudar a economizar bastante! Para te ajudar nisso, há alguns comparadores de preços de carros.

Nós que já viajamos muito e pesquisamos bastante sobre o assunto por anos, recomendamos sempre em nossas matérias este Comparador de aluguel de carros.

Outra recomendação nossa é este outro Comparador de preços de aluguel de carros, ele é o maior do mundo e é bem semelhante ao anterior. A diferença é que ele busca mais empresas e achando preços mais baratos do que o outro.

Carro estacionado em frente a um gramado

2. Se locomover em Milão de metrô

A cidade de Milão possui quatro linhas de metrô: verde, vermelha, lilás e amarela. No geral não é tão complicado se deslocar pela cidade com esse transporte, pois há muitas placas em inglês que podem ajudar no trajeto.

O sistema de metrô funciona todos os dias das 6h da manhã até 00h30, com exceção dos sábados, cujo funcionamento vai até 1h40. Os bilhetes urbanos ATM cobrem tempos de viagem diferentes, sendo o bilhete comum válido por uma viagem de 90 minutos. Mas você também pode comprar passagens para viagens de 1 dia, 3 dias e até um carnê de 10 bilhetes para usar num dia só.

Contudo, se você sair do metrô, este ticket acaba perdendo a sua validade para outra viagem, então você terá que comprar outro bilhete. Ainda assim, será possível usá-lo nos ônibus e bondes.

Mapa com as linhas do metrô em Milão

3. Se locomover em Milão de ônibus

Outra possibilidade de deslocamento dentro da cidade é através de ônibus. A grande diferença entre o ônibus no Brasil e na Itália é que, no país europeu, os bilhetes não são vendidos dentro do veículo – você precisará comprar seus tickets em uma banca de jornal antes de embarcar.

Esse bilhete custa praticamente o mesmo do metrô, bem como a duração de uso. Ou seja, assim que você entrar no ônibus, não deixe de validar seu bilhete em uma máquina e depois guarde-o, pois caso você seja parado por um fiscal e não estiver com a passagem validada em mãos, será preciso pagar uma multa. E, se você já usou o bilhete no metrô e pegou o ônibus, terá de validá-lo novamente.


  • Quer mais opções de lugares para conhecer na cidade? Confira os pontos turísticos de Milão!

Ônibus andando em Milão

4. Se locomover em Milão de bonde

Essa maneira de se deslocar é sem dúvida uma das mais legais, pois ao passo que você anda de bonde por Milão, dá para admirar as várias ruas e construções da cidade. Os horários de funcionamento desse transporte são bem amplos, começando às 4h30 e indo até às 2h30.

Quanto às passagens, assim como no ônibus, o bilhete é o mesmo para andar de metrô, assim como a duração do trajeto, e você precisará validar seu ticket em uma máquina. Ainda vale recordar que, se você usou a passagem no metrô e depois pegou o bonde, será necessário validá-lo mais uma vez.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem para Milão e toda a Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Bonde verde, que parece um vagão de metrô, andando por Milão.

Encontrando o trajeto mais rápido e barato

Nossa dica super legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade para a outra é usar esse pesquisador de trajetos. Ele busca por todas as opções de avião, trem e ônibus, para você poder comparar e comprar a que for melhor e mais barata para sua viagem! O site, além de ser líder nesse serviço na Europa, tem preços imbatíveis.

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!