Itália

Como usar o Tax Free na Itália?

Saiba como usar o Tax Free na Itália, um recurso que permite que você economize ainda mais em suas compras.

Como usar o Tax Free na Itália?

Saiba como usar o Tax Free na Itália, um recurso que permite que você economize ainda mais em suas compras. Com esse sistema, é possível recuperar parte do valor gasto em suas compras, garantindo um benefício financeiro considerável.

O que é o Tax Free?

O Tax Free, ou “Taxa Livre” em português, é um sistema que permite aos turistas estrangeiros recuperar o valor do imposto sobre o valor agregado (IVA) pago em suas compras. Na Itália, o IVA é incluído nos preços dos produtos e varia de 4% a 22%, dependendo da categoria do item adquirido.

Galleria Vittorio Emanuele II em Milão

Ao usar o Tax Free, você pode solicitar o reembolso desse imposto, tornando suas compras ainda mais atrativas. Porém, o imposto não pode ser recuperado em serviços, como por exemplo restaurantes, mas em produtos comprados. Eletrodomésticos não estão inclusos na lista.

Fazendo compras em Roma

Como adquirir o Tax Free na Itália?

Para adquirir o Tax Free na Itália, é necessário fazer compras em lojas que exibam o logo “Tax Free Shopping” ou “Global Blue” (uma das parceiras oficiais). Esses estabelecimentos estão habilitados a oferecer o serviço de Tax Free.

Placas de Tax Free na vitrine de loja na Itália

Além disso, para se qualificar, é necessário ser um turista não residente na União Europeia. Do mesmo modo, se você possuir cidadania internacional, também tem direito. Outro requisito é gastar um valor mínimo em compras na mesma loja no mesmo dia. Na Itália, esse valor mínimo é de 154,95 euros.

Loja Prada Space Outlet em Florença

Passo a passo para usar o Tax Free na Itália

1. Faça compras em estabelecimentos parceiros: certifique-se de comprar em lojas participantes do sistema Tax Free. Inclusive, adquira o valor mínimo necessário em produtos.

2. Solicite o formulário Tax Free: logo ao efetuar sua compra, você deve solicitar o formulário Tax Free ao vendedor. E, então, preencher os detalhes necessários, como seu nome, endereço e passaporte.

3. Apresente o passaporte na alfândega: antes de seu embarque de retorno, dirija-se à alfândega no aeroporto ou ponto de saída. Apresente seu passaporte, recibos e os itens comprados para obter a aprovação do reembolso.

4. Receba o reembolso: logo após a aprovação da alfândega, escolha entre receber o reembolso em dinheiro ou creditá-lo em seu cartão de crédito. Algumas lojas também oferecem a opção de reembolso por meio de máquinas específicas.

Tax Free Refunds da Global Blue em aeroporto na Itália

Mais dicas para usar o Tax Free na Itália

Primeiramente, antes de sair para suas compras, faça um planejamento para identificar as lojas participantes do Tax Free. Isso economizará tempo e garantirá que você aproveite ao máximo o benefício. Outra dica importante é manter todos os recibos e formulários organizados, pois isso facilitará o processo na alfândega. Desse modo, você garantirá um reembolso rápido e eficiente.

Compras em Roma

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!