O guia completo para montar sua viagem à Chapada Diamantina!

Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem à Chapada Diamantina, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.

Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, onde ficar, hotéis, passeios, como se locomover, clima, aeroporto e ingressos.

1: O que preciso para viajar à Chapada Diamantina?

Para viajar à Chapada Diamantina é simples e fácil: basta ter um documento original com foto em mãos, como RG ou CNH.

2: Quando viajar para a Chapada Diamantina?

Normalmente, recomenda-se a temporada seca, de maio a setembro, quando as trilhas ficam mais acessíveis.

*Alguns pontos turísticos específicos são melhores vistos em determinados meses. É o caso do Poço Azul, ideal entre fevereiro e outubro, e o Poço Encantado, que recebe os raios de luz entre abril e setembro.

3: Quantos dias ficar na Chapada Diamantina?

Para curtir a Chapada em sua totalidade, recomendamos 4 a 5 dias inteiros por lá. Mas mesmo que você tenha menos dias, 3 por exemplo, conseguirá curtir uma boa viagem por lá.

4: Onde ficar na Chapada Diamantina

Lençóis é a principal cidade base para explorar a Chapada Diamantina. O charme colonial e a proximidade com várias atrações naturais fazem de Lençóis uma escolha bem interessante — e a favorita — para os visitantes. A cidade possui uma boa infraestrutura, com diversas opções de restaurantes, lojas, agências de turismo e serviços básicos. As ruas são de paralelepípedos, e há uma atmosfera acolhedora.

Ficar hospedado em uma boa localização torna a viagem mais fácil e evita perrengue. Por isso, montamos este mapa interativo da Chapada Diamantina — já filtrado para mostrar hotéis com nota maior de 8, ou seja, com boas avaliações de hóspedes anteriores. Ficando na região delimitada, não tem erro!

O catálogo abrirá no site que sempre utilizamos para reservar hospedagens, pois além de ser o maior do mundo, possui todos os destinos com ótimos preços e a possibilidade de cobrir ofertas.

Outra estratégia para economizar muito é a opção de cancelamento gratuito. É possível reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora.

Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a aquisição sem pagar absolutamente nada. Mas você já garante um bom preço, pois os valores sobem todos os dias, conforme chega perto da viagem.

Hotéis recomendados:

Pousada Vila Serranohospedagem super confortável, com um preço justo e super graciosa! A piscina é um espetáculo a parte.

Villa Allma: pousada com piscina, ambiente rústico e lindo, bem em conta!

Pousada Alto do Cajueiro: confortável, com ótimo café da manhã e entre as árvores, para uma vista fabulosa da Chapada!

5: O que fazer na Chapada Diamantina

Ler o artigo completo

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é o principal atrativo da região, com suas trilhas, cachoeiras, grutas e mirantes. Alguns dos pontos a não perder são a Cachoeira da Fumaça, o Poço Encantado e o Poço Azul.

Cachoeira da Fumaça
Gruta da Pratinha

Abaixo, vamos listar alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer na Chapada Diamantina com todas as dicas.

Morro do Pai Inácio

Do alto do morro, é possível ter uma vista de 360 graus da região, incluindo vales e outras formações rochosas! É um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol

Cachoeira do Buracão

A caminhada pelos cânions, em si, é uma das partes mais emocionantes do passeio. E ainda é possível nadar na piscina formada pela cachoeira.

Cachoeira do Sossego

Ao chegar à cachoeira, você verá uma queda d’água de aproximadamente 20 metros de altura e piscinas naturais com águas cristalinas, para se refrescar após a trilha.

Gruta da Torrinha

Conhecida por suas formações geológicas únicas e é uma das grutas mais completas para visitação — incluindo o raro “obelisco de gipsita”, uma formação rochosa bem diferente.

6: Ingressos das atrações e tours

A Chapada praticamente só tem atrações gratuitas, mas você pode querer conhece-las com um guia ou excursão privativa — e, para isso, é necessário reservar os passeios.

Sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui; confira os ingressos mais vendidos.

7: Transportes e como andar na Chapada Diamantina

A melhor opção para explorar os pontos turísticos é alugar um carro, especialmente se você deseja ter mais liberdade para visitar as cachoeiras e trilhas. Alternativamente, há serviços de transfer entre cidades e algumas agências oferecem passeios guiados, que incluem transporte. Para quem busca aventura, o trekking também é uma forma popular de se locomover pelas trilhas, especialmente nas áreas mais isoladas.

Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui

Como alugar um carro na Chapada Diamantina por um preço imbatível?

Alugar um carro otimiza pode sair muito mais barato em comparação a outros meios de locomoção, como táxi, com valores altos.

Existem sites para pesquisar, locadora por locadora, os melhores valores de carros na Chapada Diamantina. São os chamados comparadores de preços, uma dica que já não abrimos mão e sempre usamos em nossas viagens. Os dois que mais indicamos são:

  1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
  • Dica: faça a reserva, ao menos, duas semanas antes de embarcar. Assim, a chance de conseguir um bom desconto aumenta.

8: Como ir do aeroporto ao hotel

Para ir do Aeroporto de Lençóis até o centro da cidade ou seu hotel na Chapada Diamantina, que fica a cerca de 20 km de distância, as opções mais comuns são táxis, transfers pré-agendados ou o aluguel de carro, que pode ser uma boa escolha para quem pretende explorar a região com mais liberdade.

Embora o aeroporto seja pequeno, ele atende a voos comerciais durante a alta temporada, e muitas pousadas e hotéis oferecem o serviço de transfer para maior comodidade. O trajeto até Lençóis é tranquilo, e a estrada oferece belas paisagens típicas da região.

Outros guias de viagem: