Rio de Janeiro

Passeios com crianças no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios com crianças no Rio de Janeiro para fazer durante a sua viagem!

Passeios com crianças no Rio de Janeiro

A cidade conta com muitos lugares imperdíveis para você levar toda a família! Veja os melhores passeios com crianças no Rio de Janeiro:

1. Visite o Pão de Açúcar com as crianças

Composto pela união do Morro da Urca e do Morro do Pão de Açúcar, a atração traz dois mirantes inesquecíveis no alto de seus dois morros, que proporcionam uma vista impressionante do Rio! A sensação de estar lá em cima não tem preço e o seu filho vai adorar!

Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

Existem duas formas de acessar o ponto turístico, através dos tradicionais bondinhos ou com a trilha local. Todos sabem que andar de bondinho até o Pão de Açúcar é uma das melhores formas de apreciar a beleza do Rio, mas com a trilha, você consegue subir até lá de graça!

Lembrando que as crianças também podem participar da trilha, uma vez que ela tem baixa dificuldade. A trilha dura cerca de 1 hora e é formado por degraus rochosos.

2. Conheça o Cristo Redentor com as crianças

Semelhante ao Pão de Açúcar, o Cristo Redentor traz outro mirante imperdível do Rio. Ele é o principal cartão-postal da cidade, referenciado em filmes nacionais e internacionais.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Ele se localiza no alto do Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas de todo o mundo! Para acessá-lo basta subir a serra por van ou pelo tradicional trenzinho. Este último é o favorito dos pequenos, tornando um dos mais buscados passeios com crianças no Rio de Janeiro.

O Cristo está a 710 metros de altura e possui mais de 30 metros de extensão. Lá do alto, você terá uma vista deslumbrante da cidade maravilhosa!

Lembrando que o Cristo é a atração mais concorrida da cidade, então garanta os seus ingressos antes mesmo de chegar ao Rio. Durante a nossa viagem, nós aproveitamos um combo excelente de visita ao Cristo junto com o Pão de Açúcar. No final do artigo, nós falaremos mais sobre a agência que contratamos para este tour, que indicamos muito!

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

3. Se refresque nas praias do Rio com crianças

O Rio conta com praias paradisíacas maravilhosas, e todas com acesso gratuito! Você pode conhecer o principal cartão-postal do Rio, Copacabana, e o seu famoso calçadão de pedras portuguesas com quiosques, bancas de artesanatos e muita agitação.

Também pode visitar a Praia do Leblon, conhecida por ser uma das melhores praias do Rio graças à grande quantidade de quiosques, que atendem às suas necessidades. Ela oferece um playground infantil gratuito, perfeito para os pequenos! O Baixo Bebê fica em frente ao quiosque Geneal, nas areias da praia.

Praia no Rio de Janeiro

Além delas, há diversas outras praias imperdíveis como Ipanema, Arpoador, Barra da Tijuca, Recreio e muitas outras!

4. Leve as crianças para os shoppings do Rio

Os shoppings do Rio de Janeiro são um passeio completo para os pequenos! Neles, há praças de alimentação, lojas de brinquedos e roupas infantis, playground, fliperamas e cinemas. E os pais ainda aproveitam para garantir os produtos que desejam enquanto as crianças se divertem.

Via Parque

Além disso, muito dos shoppings do Rio contam com parques de diversões externos, que qualquer criança vai amar! O Tivoli Park, por exemplo, foi um parque de sucesso entre as décadas de 70 e 90 e está de volta cheio de atrações para a criançada. Ele se localiza no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.

5. Faça um passeio cultural com as crianças

O centro do Rio é rico em monumentos, museus e edifícios históricos, com alguns deles sendo abertos ao público gratuitamente. É uma ótima alternativa de passeio para as crianças, que também aprenderão enquanto se divertem.

Uma dica é visitar o Museu do Amanhã. Ele tem como intuito abordar reflexões sobre o futuro, através de exposições artísticas unidas ao conhecimento científico. O visitante verá ambientes tecnológicos e interativos, sendo uma experiência divertida para toda a família.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Além disso, o museu fica localizado no Boulevard Olímpico, uma região revitalizada do Rio em que muitas famílias costumas deixar os pequenos brincando ao ar livre!



6. Passe uma tarde no Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é um dos melhores parques arborizados do Rio. Ele ocupa 7 km da orla da cidade, disponibilizando quadras, pistas de skates, vendedores ambulantes e bicicletas para aluguel.

Aterro do Flamengo visto do alto

A região é perfeita para pedalar e realizar outras atividades ao ar livre, como piquenique e esportes. Logo, separe uma tarde para levar os seus filhos até lá e aproveitar um excelente passeio com crianças no Rio de Janeiro!

7. Assista a uma peça no Theatro Municipal

Uma boa forma de curtir o que há de melhor no Rio é assistindo alguma apresentação no Theatro Municipal, localizado no centro da cidade. Por lá, são oferecidos espetáculos de ópera, dança e peças de teatro.

Theatro Municipal no Rio de Janeiro

Não se esqueça de pesquisar a programação disponível durante a sua viagem no site oficial e conferir se há alguma peça infantil para os pequenos.

  • Caso não tenha nenhuma disponível, confira também as apresentações dos teatros Miguel Falabella, situado no Norte Shopping.

8. Passeie pela Lagoa com as crianças

A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece um visual lindo aos seus visitantes, que podem caminhar ao redor de 7 km de extensão enquanto sentem a brisa fresca da lagoa. O local é o favorito dos moradores da região para praticar exercícios físicos, correr e andar de bicicleta.

E após uma longa caminhada, existem estabelecimentos na região que oferecem tudo o que você precisar. Não deixe de almoçar em alguns dos restaurantes de lá, com as mais belas vistas para a Lagoa.

Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro

No bairro existem também o parque dos Patins e o Parque da Catacumba. São excelentes locais para visitar com crianças.

Semelhantes ao aterro do Flamengo, por eles é possível fazer piqueniques e deixar os pequenos aproveitando os brinquedos. No segundo, há uma área de mata mais densa em que ocorrem circuitos de arvorismo.

9. Aprenda sobre o universo com as crianças no Planetário do Rio

Um local incrível que todas as crianças se encantam é o Planetário do Rio. No local, elas poderão ver de perto os modelos dos astros do sistema solar, pedaços de asteroides coletados e muita informação importante sobre o universo.

Planetário do Rio de Janeiro

As exposições do Planetário visam difundir conhecimentos sobre astronomia e ciências em geral, para visitantes de todas as idades. Lembrando que toda terça-feira a entrada ao planetário é gratuita!



10. Visite o Parque Lage com crianças

Outro parque excelente do Rio de Janeiro é o Parque Lage. Por lá, além de belos 52 hectares de jardins, há um casarão incrível datado do século XIX, que serve de sede para a escola de Artes Visuais do Rio.

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: Parque da Lage

E o melhor de tudo é que o parque Lage é totalmente gratuito, pagando apenas o estacionamento no local. É uma ótima alternativa de passeio com crianças no Rio de Janeiro sem gastar quase nada.

Para aproveitá-lo bem, reserve a sua manhã para experimentar o café da manhã no restaurante que funciona no interior do casarão!

Saiba como visitar os pontos turísticos do Rio!

Existem excursões excelentes que levam os turistas até a maioria dos locais citados. Nós tivemos o prazer de realizar algumas e foram os melhores passeios da viagem.

Os tours estão disponíveis neste site de turismo do Rio, que oferece passeios marcantes por ótimos preços.

Eles conseguem descontos bem em conta em diversos tours pelo mundo, por isso sempre vale a pena dar uma olhada nas excursões deles ao viajar.

A plataforma é bastante segura e conhecida; você pode entrar e conferir por si mesmo (e pela avaliação dos usuários). Veja alguns tours disponíveis no site:

No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Rio de Janeiro e muitos outros destinos pelo mundo!

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Economize ao máximo na sua viagem ao Rio de Janeiro: