Rio de Janeiro

O que fazer em 7 dias no Rio de Janeiro: dicas para toda a semana

Quer aproveitar uma semana maravilhosa no Rio? Veja o nosso roteiro sobre o que fazer em 7 dias no Rio de Janeiro com incríveis ideias de passeios!

O que fazer em 7 dias no Rio de Janeiro: dicas para toda a semana

Quer aproveitar uma semana maravilhosa no Rio? Veja o nosso roteiro sobre o que fazer em 7 dias no Rio de Janeiro com incríveis ideias de passeios!

– Primeiro dia no Rio de Janeiro

No primeiro dia na cidade maravilhosa, você precisa conhecer o principal monumento do Rio, referenciado em filmes nacionais e internacionais: o Cristo Redentor.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Ele se localiza no alto do Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas de todo o mundo! Para acessá-lo basta subir a serra por van ou pelo tradicional trenzinho.

O Cristo está a 710 metros de altura e possui mais de 30 metros de extensão. Lá do alto, você terá uma vista deslumbrante da cidade maravilhosa!

Visite o Pão de Açúcar e a Praia Vermelha

Após a descida, prepare-se para o seu próximo destino: o Pão de Açúcar. Composto pela união do Morro da Urca e do Morro do Pão de Açúcar, a atração traz dois mirantes inesquecíveis no alto de seus dois morros, que proporcionam uma vista ainda melhor do Rio! Independente da forma que subir, a sensação de estar lá em cima não tem preço!

Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

Existem duas formas de acessar o ponto turístico, através dos tradicionais bondinhos ou com a trilha local. Todos sabem que andar de bondinho até o Pão de Açúcar é uma das melhores formas de apreciar a beleza do Rio, mas com a trilha, você consegue subir até lá de graça!

Em seguida, depois de aproveitar ao máximo o local, a nossa recomendação é relaxar na Praia Vermelha, a praia situada no acesso dos bondinhos do Pão de Açúcar. Por estar em uma área militarizada, ela é uma das mais seguras do Rio.

Outro ponto positivo é que ela traz um ambiente bem mais tranquilo, com menos movimento de pessoas, junto com um mar bem calmo em comparação com Copacabana, Barra da Tijuca, Ipanema e outras praias da cidade.

Praia Vermelha

Desfrute de um dos melhores pôr do sol do Rio na orla da Praia Vermelha e, pela noite, siga até a Mureta da Urca, um point da região em que muitas pessoas se encontram para conversar e beber ao redor da Baía de Guanabara. É o local perfeito para curtir a noite enquanto descansa das longas caminhadas do dia.

Sugestão de tour para o primeiro dia: Cristo + Pão de Açúcar

Uma dica muito boa para economizar é ao invés de comprar o ingresso apenas para os pontos turísticos, comprar um tour pelo Rio. Nesta agência, eles oferecem os passeios do Rio de Janeiro, por um preço bem em conta.

É possível conhecer as belezas do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor de uma vez só. Eles ainda te buscam no seu hotel, o que poupa o gasto do transporte e evita imprevistos.

Eles conseguem descontos bem em conta em diversos tours pelo mundo, por isso sempre vale a pena dar uma olhada nas excursões deles ao viajar. Foi assim que acabamos conhecendo este passeio, que foi uma experiência ótima para nós!

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

A plataforma é bastante segura e conhecida; você pode entrar e conferir por si mesmo (e pela avaliação dos usuários).

A vantagem de comprar os ingressos online é que você não perderá tempo da sua viagem com longas filas e nem correrá o risco de se deparar com ingressos esgotados.

A dica, seja para o Rio ou para qualquer outro destino turístico, é comprar com antecedência, pois assim você garante os melhores preços! E caso não possa viajar na data selecionada, saiba que o cancelamento é totalmente gratuito no site que indicamos.



– Segundo dia no Rio de Janeiro

O seu dia iniciará visitando a famosa praia de Copacabana. Um dos principais cartões-postais do Rio, a praia atrai visitantes do mundo inteiro. O seu famoso calçadão de pedras portuguesas conta com quiosques, bancas de artesanatos e muita agitação.

Já as suas areias estão repletas de visitantes realizando atividades físicas, esportes coletivos ou apenas relaxando. Ao final dos seus 4 km de extensão está o Forte de Copacabana, um dos pontos turísticos da cidade, construído no século XX.

Praia de Copacabana

Já a sua tarde será um pouco corrida, para poder conhecer alguns dos pontos mais importantes da cidade. Você seguirá para o centro do Rio, para saber mais sobre a história local.

A região é repleta de museus e edifícios históricos, então é necessário priorizar aqueles que mais te agradarem. Uma opção é seguir até o Porto Maravilha, também conhecido como Boulevard Olímpico. A área traz o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Além disso, existem o Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Nacional de Belas Artes, Igreja da Candelária, Paço Imperial, Real Gabinete Português de Leitura e outros centros importantes, espalhados pela zona central do Rio.

Centro Cultural Banco do Brasil

Aproveite a noite na Lapa

Quando menos esperar, já estará de noite, e você estará a poucos passos da Lapa, a região boêmia da cidade! A Lapa é referência mundial para turistas de todos os lugares, que querem aproveitar a boa vida noturna do Rio.

A lista de bares, restaurantes e baladas do bairro é extensa, fazendo com que haja mais gente na rua às 3h da manhã do que às 15h. Você pode juntar os amigos e beber ao lado da icônica Escada Selarón, ponto turístico formado por mosaicos de azulejos vindos de todas as partes do mundo.

Para uma noite ainda mais especial, não deixe de checar os eventos em casas de show durante a sua estadia, como o Circo Voador, que traz apresentações ao vivo de bandas de todo o Brasil.

Sugestão de tour para o segundo dia

Existe um tour excelente com guias especializados no Centro do Rio que vale a pena conferir.  Neste free tour, você, junto a um grupo, acompanha um guia que vai explicando os principais pontos do Centro do Rio e suas histórias.

Palácio Tiradentes no Rio de Janeiro

Apesar de ser “free”, no final, os turistas sempre deixam com o guia um valor que considerem justo pelo serviço prestado. É uma forma de saber mais sobre a história da cidade e aproveitar a sua viagem gastando pouco!



– Terceiro dia no Rio de Janeiro

O seu terceiro dia começa caminhando pelo Aterro do Flamengo, um dos melhores parques arborizados do Rio. Ele ocupa 7 km da orla da cidade, disponibilizando quadras, pistas de skates, vendedores ambulantes e bicicletas para aluguel.

A região é perfeita para pedalar e realizar outras atividades ao ar livre. Logo, separe a manhã inteira para conhecê-lo melhor.

Aterro do Flamengo visto do alto

Após o almoço, a nossa sugestão é conhecer outro ponto importante do centro do Rio, o Saara. Trata-se do maior centro comercial a céu aberto do Rio de Janeiro. Por 3 ruas, estão diversas lojas com roupas femininas, masculinas, infantis, artigos para casa, lojas de fantasias, material escolar, bolsas, maquiagens e muito mais, por preços bem baratos.

É o momento de garantir todos os souvenirs do Rio de Janeiro para presentear os seus familiares e amigos!

Passe a noite na Feira de São Cristóvão ou conheça o Maracanã

Um local excelente do Rio para curtir a noite é a Feira de São Cristóvão, situada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

O espaço é um grande entretenimento noturno da cidade. Há Karaokês, restaurantes, bares, food trucks e apresentações ao vivo. Tudo isso cercado de lojas com produtos típicos da cultura nordestina, que inclusive também servem acarajés e vatapás, para os fãs da gastronomia baiana!

Sexta e sábado são os melhores dias para visitá-la, pois a Feira funciona até às 4h da manhã. Caso o seu terceiro dia de viagem caia numa quarta-feira, por exemplo, uma boa sugestão de passeio é assistir a uma partida no Maracanã.

Estádio Maracanã no Rio de Janeiro.

O estádio se localiza bem próximo à Feira, então se tiver disposição, pode aproveitar os dois passeios no mesmo dia.

Se não tiver interesse de assistir a um jogo mas ainda quiser conhecer mais sobre o principal estádio do Brasil, vale a pena fazer uma visita guiada pelo Maracanã. Com esse tour, você ainda pode conhecer a cidade do Samba também.



– Quarto dia no Rio de Janeiro

A nossa sugestão é dedicar este dia para conhecer a Barra da Tijuca, uma região muito popular do Rio. Você pode passar a manhã na praia da Barra, que possui uma orla com mais de 6km de extensão, composta por areias brancas e um mar azul.

E assim como a zona sul, por todo o litoral existe um grande calçadão, perfeito para caminhadas e passeios de bicicleta.

Praia da Barra da Tijuca

Lembrando que o bairro conta com praias deslumbrantes, hotéis de alta qualidade, restaurantes luxuosos e vários shoppings. É uma ótima região para se hospedar.

Já mais a tarde, a dica é passear por algum dos shoppings do bairro. Há o Barra Shopping, Via Parque, Village Mall entre outros. Todos eles trazem as marcas mais procuradas e uma boa praça de alimentação, mas o Village Mall é voltado para lojas de luxo. Saiba mais sobre cada um deles na nossa matéria sobre onde fazer compras no Rio.



– Quinto dia no Rio de Janeiro

Para o quinto dia, que tal selecionar alguma praia do Rio de Janeiro para conhecer? Como a cidade é rica em praias paradisíacas, o melhor a se fazer é que cada um escolha a que lhe agradar mais.

Praia do Arpoador

Além de Copacabana, Barra da Tijuca e praia Vermelha, citadas anteriormente, você pode visitar o Arpoador, a famosa praia de Ipanema, a prainha, a praia da Joatinga e muito mais! Veja a nossa lista com as 12 melhores praias do Rio e suas características.

A lista também inclui locais fora da cidade, como a praia de Itacoatiara em Niterói. Inclusive, se você tiver um bom tempo para aproveitar o Rio, vale a pena investir em uma viagem para conhecer alguma das suas cidades vizinhas também.

Já pela tarde, uma boa forma de aproveitar o resto do dia é assistindo alguma apresentação no Theatro Municipal, localizado no centro do Rio. Por lá, são oferecidos espetáculos de ópera, dança e peças de teatro. Confira a programação disponível no site oficial.

Conheça outra cidade do Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro abriga algumas das cidades mais encantadoras de todo o Brasil. E muitas delas estão a poucas horas da capital. Penedo, por exemplo, a conhecida Finlândia brasileira, está a apenas 2h30 de carro da cidade.

Se você alugar um carro durante a sua viagem, poderá aproveitar também os outros destinos turísticos do Rio: Búzios, Paraty, Petrópolis, Teresópolis, Arraial do Cabo e muitos outros.

Arraial do Cabo



– Sexto dia no Rio de Janeiro

No começo do seu sexto dia, a dica é conhecer a Lagoa, uma das melhores áreas de lazer do Rio. A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece uma ciclovia, pedalinhos, o parque dos Patins e o Parque da Catacumba.

Os dois últimos são excelentes locais para visitar com crianças. Semelhantes ao aterro do Flamengo, por eles é possível fazer piqueniques e deixar os pequenos aproveitando os brinquedos. No segundo, há uma área de mata mais densa em que ocorrem circuitos de arvorismo.

Pela tarde, visite o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Fundado em 1808 por D. João VI, o parque abriga mais de 2500 espécies diferentes de plantas, sendo um museu vivo da flora brasileira.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Separe algumas horinhas do seu roteiro para caminhar depois do almoço por esse ponto turístico especial do Rio de Janeiro.

Conheça também o Parque Lage e o Planetário do Rio

Outro local bem bacana da região é o Planetário da Gávea. Lá, os amantes de astronomia poderão ver de perto os modelos dos astros do sistema solar, pedaços de asteroides coletados e muita informação importante sobre o universo.

As exposições do Planetário visam difundir conhecimentos sobre astronomia e ciências em geral, para visitantes de todas as idades. Lembrando que toda terça-feira, a entrada ao planetário é gratuita!

Planetário do Rio de Janeiro

Por fim, outra opção de passeio na região é o encantador Parque Lage. Por lá, além de belos jardins, o espaço conta com um casarão incrível, datado do século XIX, que serve de sede para a escola de Artes Visuais do Rio.

E o melhor de tudo é que o parque Lage é totalmente gratuito, sendo um dos melhores locais para se visitar de graça na cidade, pagando apenas o estacionamento no local.

À noite, a dica é jantar no shopping Leblon, situado no bairro de mesmo nome. Você encontrará lojas e restaurantes como Abbraccio, Agilitá, Aviator, Ateliêr Schiper, Bacio Di Latte, Bagaggio, Balada Mix, BO.BÔ, Brasserie Mimolette, Brink Center, Brooksfield, Centauro, Chanel, Chilli Beans, Farm, Hope, Iplace e L’Occitane.



– Sétimo dia no Rio de Janeiro

Nós separamos uma aventura especial para o fim da sua viagem: a trilha do Morro dos dois irmãos. A caminhada se inicia no topo da comunidade do Vidigal, que você pode acessar de moto-táxi ou de van.

O percurso dura cerca de 1 hora, com 1,5 km de extensão. Apesar de não ser longa, parte do trajeto é bem íngreme, dando ainda mais adrenalina para o passeio.

Vista do Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro

Ao longo do caminho, há vários mirantes que proporcionam as vistas mais impressionantes do Rio. No primeiro, você verá a Pedra da Gávea, a Rocinha e a praia de São Conrado. Já no final da trilha, é possível contemplar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e muitas outras atrações.

Para o final da sua viagem, nós sugerimos que repita o passeio que mais te marcou. Pode ser outra visita à praia de Copacabana ou mais uma noite agitada na Lapa. De qualquer forma, você terá um momento especial no Rio!

  • No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Rio de Janeiro e muitos outros destinos pelo mundo!

Rio de Janeiro

Economize ao máximo na sua viagem ao Rio de Janeiro: