Canadá

10 cidades com neve no Canadá

Conheça as 10 melhores cidades com neve no Canadá para ver de perto este fenômeno!

10 cidades com neve no Canadá

Se você quiser ver neve no Canadá, precisa planejar a sua viagem para o inverno. E como o país é um dos mais frios do mundo, você encontrará neve ao longo de quase toda a sua extensão. Confira:

O inverno no Canadá

O inverno no Canadá compreende os meses de dezembro a março. É um período de frio e neve, proporcionando passeios em locais fechados, como museus, shoppings, teatros e restaurantes. 

Para lidar com o frio, nós sugerimos levar na mala agasalhos que suportem a baixa temperatura. Invista em meias, luvas, toucas, cachecóis, casacos, calças e roupas térmicas. Separe também sapatos fechados para caminhadas pela neve.

Em Toronto, o mês mais frio da estação é janeiro, quando as temperaturas estão em torno de -7°C pela noite e as máximas são de 2°C. Já em Vancouver, no lado oposto do país, as temperaturas variam entre os 0ºC e 8ºC.

Yellowknife nos Territórios do Noroeste

Na província Territórios do Noroeste, que conta com o clima ártico e traz desertos e montanhas nevadas, as temperaturas mínimas ultrapassam -30ºC. E esse frio extremo não se encontra apenas no norte do país. A cidade de Winnipeg, por exemplo, já foi considerada a mais fria do mundo e costuma trazer a sensação térmica de -35ºC no inverno.

Confira quais são as melhores cidades para ver neve no Canadá:

1. Ottawa

Capital do Canadá, situada na província de Ontário, Ottawa se destaca com um alto padrão de qualidade de vida. O seu centro traz ruas movimentadas, com arranha-céus, parques naturais, museus e galerias de arte.

As principais atrações são o Parliament Hill, o ByWard Market e o Canal Rideau, a maior pista de patinação natural do mundo, com quase 8 km de cumprimento! É um dos maiores sucessos no inverno.

Em janeiro, as temperaturas podem chegar a -14,8°C, mas trazendo uma sensação térmica abaixo de -20°C! Por isso, ela é uma das cidades mais frias do Canadá.

Canal Rideau em Ottawa


2. Whitehorse

Situado na porção norte do país, Whitehorse é a capital dos Territórios de Yukon, estado que faz divisa com o Alasca. Por estar às margens do rio Yukon, a cidade possui um clima mais ameno e menos árido que o restante da província.

No verão, os dias possuem cerca de 19 horas de luz. Já no inverno, as temperaturas médias diárias variam entre -15°C e -25°C, e as noites são longas, com dias bem mais curtos com cerca de 6 horas de sol.

Durante a sua viagem, visite a Reserva de Yukon e nade nas fontes termais de Eclipse Nordic. Também não perca o Parque Nacional de Kluane, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abrigando paisagens impressionantes das suas cadeias de montanhas nevadas.

Parque Nacional de Kluane

3. Yellowknife

Yellowknife é um dos melhores lugares para observar o fenômeno das Auroras Boreais e explorar desertos de gelo. É a capital dos Territórios do Noroeste do Canadá, província ao norte do país com clima ártico.

A cidade conta com uma forte influência da cultura indígena, presente em centros culturais e eventos. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar a -30ºC, com dias curtos, assim como Whitehorse. Os melhores atrativos da estação são o esqui, snowboard e pesca no gelo.

Aurora Boreal e neve em Yellowknife


4. Whistler

Whistler fica no interior da província de Colúmbia Britânica, onde estão as cidades de Vancouver e Victoria, por exemplo. Trata-se de um destino alpino, pacato e cercado de montanhas.

A cidade se destaca na prática de esqui e snowboard, as grandes atrações do inverno, além de estar cercada pela natureza e oferecer uma vila central animada com lojas e restaurantes.

Durante os meses de inverno, as temperaturas variam entre 5°C e -5°C, porém, no alto das estações de esqui, o clima é ainda mais frio.

Whistler

5. Banff

Rodeada de montanhas nevadas, Banff se assemelha a Whistler, promovendo a prática de esqui e snowboard. Você se deparará com lojas, museus, restaurantes sofisticados e até mesmo spas.

Atravesse a cidade com a Gôndola de Banff e visite o Parque Nacional Banff, onde estão as montanhas e lagos locais, revelando cenários deslumbrantes!

Com temperaturas variando entre -8°C e -2°C, você com certeza verá muita neve durante a sua estadia!

Banff

6. Winnipeg

Como citamos anteriormente, Winnipeg já foi considerada a cidade mais fria do mundo e traz sensações térmicas abaixo de -30ºC. Localizada na província de Manitoba, o destino abriga uma variedade de museus, teatros e galerias de Arte, como a Galeria de Arte de Winnipeg e o Museu de Manitoba.

Para curtir ao máximo o inverno, participe da patinação no gelo no Red River e do Festival du Voyageur, evento de inverno que celebra a cultura francesa, trazendo o melhor da gastronomia do país e muito entretenimento.

Winnipeg no inverno


7. Toronto

Sendo a maior cidade do Canadá, Toronto é um destino completo, com praias, museus, shoppings, parques e muitas atrações turísticas. Situado na província de Ontário, Toronto traz pontos turísticos como a CN Tower e a Yonge-Dundas Square, a Times Square canadense, com muito comércio, restaurantes e propagandas.

No mês mais frio do inverno, as temperaturas estão em torno de -7°C pela noite e as máximas são de 2°C. É nesta época que a praça central de Toronto, a Nathan Phillips Square, se torna um ótimo local para patinar! Não se esqueça de garantir a sua foto ao lado do letreiro de Toronto!

Nathan Phillips Square

8. Montreal

Montreal é uma das cidades mais charmosas do Canadá. Localizada na província de Quebec, a cidade traz uma arquitetura encantadora, sobretudo nas ruas do centro histórico que preservam o seu passado. O principal destaque é a Basílica de Notre-Dame, uma obra-prima que atrai visitantes de todas as partes do mundo!

Além disso, Montreal evidencia uma forte influência da cultura francesa, oferecendo restaurantes com o melhor da gastronomia da França e muitos clubes de Jazz. Inclusive, francês é a sua língua oficial, apesar de muitos falarem inglês também.

Durante o inverno, as temperaturas médias chegam a -6ºC e -15ºC. Assim como os destinos anteriores, Montreal oferece boas pistas de patinação e o Vieux-Port, um festival de música eletrônica que dura 12 dias.

Montreal no inverno

Por fim, se você quiser sair para fazer compras em Montreal, saiba que a cidade conta com uma rede de lojas subterrâneas, criadas para proporcionar um ambiente mais ameno para os turistas e moradores A cidade de Toronto também possui o seu shopping subterrâneo, o PATH, com cerca de 30 quilômetros de lojas, serviços, restaurantes e entretenimento.



9. Edmonton

Capital da província de Alberta, Edmonton é uma cidade bem moderna e populosa. Ela traz diversas instituições culturais como o Art Gallery of Alberta e o Winspear Centre; parques urbanos como o Parque Nacional Elk Island e o William Hawrelak Park e uma grande paixão pelo hóquei, com o time da casa Edmonton Oilers.

Além disso, Edmonton experimenta invernos bem rigorosos com temperaturas variando entre -11°C e -22°C.

Edmonton no inverno

10. Calgary

Conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 1988, Calgary também está na província de Alberta e traz um inverno ligeiramente mais ameno do que Edmonton. As temperaturas médias varias de -8°C a -15°C.

O principal ponto turístico local é a Calgary Tower, um edifício com uma altura equivalente a 60 andares, trazendo um ótimo observatório para apreciar a vista da cidade. Outro destaque é o Heritage Park, um centro que traz diversas exibições, lojas, restaurantes e atividades.

Parque Olímpico de Calgary

Quais cidades canadenses NÃO tem neve?

Quem deseja ver a neve de perto no Canadá precisa evitar cidades ao sul do país e próximas à costa, onde o clima temperado e o oceano influenciam nas temperaturas mais amenas. Sobretudo na costa oeste, onde ficam as cidades de Vancouver e Victoria. 

Nestes destinos, a neve é menos frequente mas ainda tem boas chances de ocorrer, principalmente em locais com grande altitude. Uma boa dica é conferir a previsão do tempo durante a sua estadia, tendo assim a certeza se haverá ou não.

Mas caso você esteja por lá e perceba que não vai nevar, pode fazer uma excursão até Whistler, a cidade alpina a 1h30 de Vancouver.

  • No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações de Toronto e muitos outros destinos pelo mundo!

Economize ao máximo na sua viagem a Toronto:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato a Toronto, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos de Toronto da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Toronto. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Toronto, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip canadense, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Torontopara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!