Grécia em maio: Como é o clima e o que fazer!

Grécia em maio: Como é o clima e o que fazer!

Saiba como é viajar para a Grécia em maio, mês em que o país começa a acordar para o clima de verão, com dias de sol e muito o que fazer a preços ainda razoáveis, diferente da alta temporada!

  • E não deixe de conferir o nosso guia completo da Grécia. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem, economizando ao máximo em TUDO!

Como é o clima na Grécia em maio?

Maio marca a transição definitiva da primavera para o início do verão mediterrâneo. As temperaturas variam BASTANTE dependendo da região, mas no geral o clima é quente e seco, e com pôr do sol por volta das 20h30!

Atenas fica com temperaturas médias entre 17°C e 28°C, enquanto as Ilhas Cíclades (como Santorini e Mykonos) tem mínimas de 16°C e máximas de até 24°C. Um caso curioso é a ilha de Creta, que costuma ser um pouco mais quente, com médias em torno de 20°C a 26°C. Já o norte da Grécia (como Tessalônica) é levemente mais fresco, entre 15°C e 25°C.

E a chuva? É rara. Maio já tem dias predominantemente ensolarados, com céu azul e pouquíssimos chuvas. O mar ainda está um pouco frio para os mais sensíveis (cerca de 19°C), mas já dá para dar alguns mergulhos, principalmente se você estiver indo no fim do mês.

  • Oo que levar na mala? Roupas de meia-estação, intercalando calças com shorts e vestido, além de um casaquinho e calçados confortáveis para andar! Aposte no algodão ou linho! E não se esqueça das roupas de banho e lenço, especialmente para cobrir ombros e joelhos em locais religiosos.
Meia estação na Grécia

IMPORTANTE: Para uma viagem à Grécia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Como é a movimentação de turistas em maio?

Quer fugir das multiões, pegar bons preços e visitar os locais com menos gente? Maio é perfeito! É considerado início da média temporada na Grécia, o que significa que há vida nas ruas, lojas abertas, restaurantes em funcionamento e balsas operando em bons horários — mas sem aquele agito de julho e agosto.

Em Atenas, já há um número maior de visitantes, especialmente nos fins de semana, mas nada comparado aos meses de alta temporada.

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

Eventos em maio na Grécia

1. Páscoa Ortodoxa

Simplesmente a celebração religiosa mais importante da Grécia — mais até que o Natal! A data é móvel e muitas vezes cai em abril, mas há anos em que ela acontece no comecinho de maio. É uma verdadeira experiência cultural e espiritual de vivenciar no país, com a semana santa sendo chamada de “Semana Grande” e igrejas abertas, decoradas e com rituais próprios.

Na Sexta-feira Santa, há uma procissão do Epitáfio (um túmulo simbólico de Cristo) pelas ruas, ao som de cantos bizantinos e velas. No sábado à noite, todos se reúnem nas igrejas e praças com velas acesas para a cerimônia da Ressurreição. À meia-noite, as luzes se apagam e o padre proclama: “Christós Anésti!” (Cristo ressuscitou!), e então, fogos de artifício são soltos.

No domingo de Páscoa, as ruas ficam mais vazias, pois as famílias se reúnem nas casas gregas.

Corfu, Monemvasia e Hydra tem experiências muito autênticas, enquanto Atenas e Salônica têm procissões bonitas, especialmente nos bairros tradicionais.

Páscoa Ortodoxa

2. Festival de Atenas e Epidauro

Essa é para quem ama teatro, história e arquitetura, e busca experiência cultural diferente dos roteiros mais turísticos. Trata-se de um dos festivais de artes mais antigos e respeitados do mundo, realizado todos os anos entre fim de maio e setembro! É realmente memorável.

As primeiras apresentações surgem no final de maio, com teatro, música clássica, ópera, dança contemporânea e produções experimentais. O festival é conhecido por misturar tradição e vanguarda, com peças clássicas encenadas em teatros antigos, por exemplo.

Procure pelas programações de Odeon de Herodes Ático (anfiteatro de pedras em Atenas) e Teatro de Epidauro (no Peloponeso, considerado o teatro antigo com a melhor acústica do mundo). Os ingressos podem ser comprados online com antecedência.

Festival de Atenas e Epidauro

3. Feiras gastronômicas e festas locais em vilarejos

Uma das grandes alegrias de viajar pela Grécia em maio é se deparar com festas locais (as “panigiria”) e eventos gastronômicos nos vilarejos, especialmente nas ilhas e no interior do país.

São festas religiosas ou comunitárias que geralmente homenageiam um santo padroeiro ou um acontecimento da comunidade, organizadas pelas igrejas locais e associações de moradores

Espere por comida farta (cordeiro assado, queijos locais, doces, mel, vinho e azeite feitos ali), música ao vivo, danças circulares e muito vinho ou “raki” (uma bebida alcoólica típica).

Fique de olho especialmente no Festival do azeite e vinho, em Creta, na Festa da flor (Anthestiria) em cidades como Náfplio e até em bairros de Atenas, nos Festivais do queijo (graviera ou feta), em Naxos ou Lesbos, e no Dia de São Constantino e Santa Helena (21 de maio), celebrado com festas em várias partes do país. Muitas delas não são anunciadas, então vale perguntar no seu hotel se há festas da comunidade local no período de sua estadia.

 Festival do azeite e vinho, em Creta

Passeios ideais para fazer em maio

Maio é um ótimo mês para explorar a Grécia, com várias atividades e passeios adequados para o clima, como:

Visitar Atenas: a capital grega oferece uma combinação perfeita de história, cultura e gastronomia. Em maio, você ainda pode explorar a Acrópole, o Partenon, e os diversos museus sem as multidões do verão.

Explorar as Ilhas Gregas: a temperatura está perfeita para conhecer as ilhas gregas como Santorini, Mykonos e Creta ainda são encantadoras em maio. As praias estarão mais tranquilas, e você pode aproveitar para caminhar pelas vilas pitorescas e degustar a culinária local.

Fazer Trilhas e Caminhadas: aproveite que o país está coberto de flores silvestres, especialmente no interior e nas montanhas, e faça trilhas como a do Desfiladeiro de Samaria, em Creta, e as trilhas costeiras em Santorini, com vista para o mar azul turquesa.

Museu arqueológico de Mykonos

Economize ao máximo na sua viagem à Grécia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Grécia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Atenas e toda a Grécia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Grécia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Grécia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Atenas para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!