Para aproveitar ao máximo sua visita, confira o que fazer em 3 dias em San Gimignano com roteiro completo, que inclui as principais atrações e experiências!
Primeiro dia em San Gimignano
Comece o dia conhecendo o centro histórico de San Gimignano, lembrado como a “Cidade das Belas Torres”. Você vai adorar passear pelas ruas medievais e admirar as torres que dominam o horizonte.
Inclusive, vale a pena fazer um tour guiado pela cidade. É uma forma cômoda e bem segura de conhecer os principais pontos, se você tiver interesse pode conferir aqui um passeio por uma das maiores agências nesse segmento.
Após o almoço em um dos restaurantes locais, como o Ristorante Bel Soggiorno, passeie pelos museus da cidade. O Museo Civico oferece uma imersão na história da cidade, e o Museo della Tortura é um passeio curioso, embora sombrio.
Se preferir algo mais leve, caminhe pelos vinhedos e olivais próximos. A vinícola Fattoria San Donato é uma ótima opção para uma degustação de vinhos típicos, como o Vernaccia di San Gimignano.
Para encerrar o dia, jante em um dos restaurantes tradicionais da cidade, como o Cum Quibus, conhecido por sua cozinha tradicional toscana com um toque moderno.
Depois, aproveite um passeio noturno pelas ruas iluminadas do centro histórico. A cidade é bastante bonita à noite, e você vai sentir como se estivesse voltando no tempo.
Onde comprar os ingressos da Itália?
Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!
Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.
Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.
Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:
- Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
- Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
- Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
- Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.
Os passeios mais vendidos desse destino:
E não se esqueça, que aqui no Guia da Itália, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.
Segundo dia em San Gimignano
No segundo dia de roteiro, faça uma visita à Piazza del Duomo, onde você pode explorar mais os locais históricos de San Gimignano. Você também pode conhecer a Collegiata di Santa Maria Assunta, uma igreja rica em arte sacra e afrescos incríveis.
Também não deixe de visitar o Palazzo Comunale, que abriga o Museo Civico e obras de artistas renomados. As manhãs costumam ser mais tranquilas, então aproveite para passear sem pressa e fotografar a cidade.
Após o almoço, você pode fazer um passeio pela Rocca di Montestaffoli, uma antiga fortaleza com vistas impressionantes da cidade e das colinas. Esse é o lugar ideal para relaxar e ver a paisagem toscana.
Já se você é fã de arte, o Galleria Continua, uma galeria de arte contemporânea localizada no centro da cidade, oferece uma excelente exposição com o cenário medieval. Termine a tarde visitando as lojas de cerâmica e artesanato local, onde você pode encontrar lembranças bem únicas.
Para o jantar, escolha o La Mandragola, um restaurante acolhedor com pratos típicos da Toscana. Depois, curta a atmosfera da cidade tomando um gelato na Gelateria Dondoli, vencedora de prêmios mundiais, famosa por seus sabores artesanais.
Além dessa programação noturna, recomendamos uma caminhada ao redor das muralhas de San Gimignano sob a luz das estrelas é uma forma perfeita de terminar o dia!
Terceiro dia em San Gimignano
No último dia do que fazer em 3 dias em San Gimignano, nesse roteiro completo, aproveite para explorar os arredores de San Gimignano. Pela manhã, faça uma visita guiada à vinícola Guardastelle, localizada a poucos minutos do centro.
Eles oferecem um passeio pelas vinhas e olivais, seguido de uma degustação dos vinhos e azeites produzidos ali. Aproveite o ar fresco e o clima relaxante da Toscana enquanto aprende sobre a produção local.
Depois de uma manhã relaxante em uma vinícola, siga para a Abbazia di San Galgano, um pouco mais distante, mas que vale a pena conhecer. O mosteiro em ruínas tem uma história fascinante e é famoso pela Espada na Pedra, supostamente a inspiração para a lenda do Rei Arthur.
Se preferir algo mais leve, você pode conhecer um dos parques ou áreas ao redor da cidade, apreciando o visual das torres de longe.
Para o último jantar, reserve uma mesa no Ristorante Le Vecchie Mura, que oferece uma vista única das colinas ao pôr do sol.
A comida é típica e o ambiente é perfeito para uma despedida de San Gimignano. Termine a noite com uma taça de vin santo, o vinho doce típico da região.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!