Roma em maio: Dicas, clima e o que fazer!

Veja muitas dicas sobre como é Roma em maio e quais os melhores passeios do mês!

Como é o clima de Roma em maio?

Roma possui o clima mediterrâneo, marcado por verões quentes e invernos rigorosos para os brasileiros. Cada uma das quatro estações é bem definida, e as suas diferenças podem interferir no intuito da sua viagem.

O mês de maio pertence à primavera em Roma, uma das épocas mais charmosas do ano. Com o gráfico abaixo você confere a temperatura neste mês e no restante do ano pela cidade:

Gráfico das temperaturas médias anuais em Roma

Como dito acima, maio traz o auge da primavera, entregando temperaturas entre 11°C a 23°C. É uma estação bem agradável para conhecer Roma, visto que os dias são ensolarados e as temperaturas são bem frescas, favorecendo os passeios ao ar livre.

Vale pontuar que o mês também faz parte do período com menos chuvas em Roma, que dura até outubro, o mês mais chuvoso na cidade. Apesar de tudo, fique atento às previsões meteorológicas.

Uma visita que não pode ficar de fora do seu roteiro este mês é o Coliseu de Roma, um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo inteiro.

  • Só para ilustrar, o Coliseu recebe cerca de 4 milhões de visitantes todos os anos. Se puder, garanta seus ingressos com antecedência antes mesmo de chegar à Itália. Nós sempre compramos diretamente no site de Ingressos para Roma, que oferece promoções excelentes e ótimos tours.
Basílica de São Pedro

A dica para a mala de maio é separar roupas quentes, bem como roupas mais leves, para os dias mais ensolarados. Não se esqueça do protetor solar para os dias com maior exposição ao sol.

Onde comprar os ingressos de Roma e da Itália?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Roma, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

Vale a pena viajar em maio?

Com certeza! Maio é um mês excelente para conhecer Roma! A cidade oferece a sua beleza vibrante e florida do ápice da primavera!

Embora tenha uma boa movimentação de turistas, as multidões só atingirão o ápice no verão, que a alta temporada em Roma.

Porém, vale destacar que caso queira economizar ao máximo, planeje a sua visita durante o inverno, a época menos requisitada pelos turistas. Nestes meses, muitos serviços abaixam o preço para atrair clientes, o que gera uma boa economia.

Vista da área do Coliseu de Roma na Itália

Saiba tudo sobre o que fazer em Roma em maio:

1. Celebre o Concerto Primo Maggio

Todo dia 1º de maio ocorre a celebração do Concerto Primo Maggio, na Piazza San Giovanni. Com a intenção de homenagear o dia do trabalho, o evento promove diversos shows musicais nacionais e internacionais.

Inclusive, ele é citado como o maior evento de música ao vivo gratuita pela Europa. Lembre-se de chegar cedo ao festival, pois ele costuma lotar bastante.

Concerto Primo Maggio

2. Aproveite La Noitte dei Musei

Se você pretende conhecer Roma em maio, planeje a sua viagem para coincidir com a La Noitte dei Musei, quando alguns museus, planetários e demais centros culturais ficam abertos para visitas noturnas gratuitas.

Promovido pela Roma Capitale, o evento acontece anualmente em meados de maio, permitindo visitas entre às 20h e 2h em diversos pontos culturais de Roma.

Museu do Vaticano em Roma

3. Faça compras na Via Del Corso em Roma

Essa rua é uma das mais conhecidas e extensas da cidade! Nela existem várias lojas muito famosas e com preços bem atrativos.

Zara, Yamamay, Adidas, Puma, Mango, H&M, Kiko, Sephora, Disney e Diesel são algumas marcas que você encontrará por lá

Também há vários restaurantes, cafés e sorveterias, que são ótimos locais para fazer boas refeições e dar uma pausa nas compras.



4. Conheça a Piazza di Spagna em Roma

Uma praça belíssima que não pode faltar no seu planejamento em Roma é a Piazza di Spagna.

Ela foi construída entre os anos de 1723 a 1726 e tem a Escalinata di Trinità dei Monti como um ponto alto da visitação, isso porque a escadaria é bem bonita e rende ótimas fotografias.

Inclusive a curiosidade é que o Papa Urbano VIII foi o responsável por encomendar a Fontana della Barcaccia, uma fonte em formato de barco, justamente por causa de uma grande enchente que deixou uma embarcação ilhada no meio da praça em meados de 1598.

5. Visite o Monumento a Vitor Emanuel II em Roma

A nossa última dica é visitar o Monumento a Vitor Emanuel II, construído como uma homenagem ao primeiro rei da Itália.

No interior está o Museu do Ressurgimento, que reconta a história da unificação italiana. Lá existem vários objetos como bandeiras, armas e vários outros pertinentes a essa época.

Com 70 metros de altura, ele é um dos monumentos mais imponentes da cidade e fica situado na Piazza Venezia.

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!