O que fazer no Vaticano? 10 atrações imperdíveis

Saiba o que fazer no Vaticano, o menor estado independente do mundo, com essa lista de 10 atrações incríveis!

O que fazer no Vaticano? 10 atrações imperdíveis

Saiba o que fazer no Vaticano, o menor estado independente do mundo, com essa lista de 10 atrações incríveis que se concentram, basicamente, ao redor de uma praça:

1. Praça de São Pedro (Piazza San Pietro)

A Praça de São Pedro é o coração do Vaticano. Projetada por Gian Lorenzo Bernini no século XVII, a praça é famosa por suas colunatas imponentes e pela vista deslumbrante da Basílica de São Pedro ao fundo. É o local onde multidões se reúnem para as bênçãos papais.

Praça de São Pedro (Piazza San Pietro) no Vaticano

2. Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é um dos templos mais importantes do Cristianismo e uma obra-prima da arquitetura renascentista. No interior, você encontrará tesouros artísticos como a Pietà de Michelangelo e a magnífica cúpula projetada por ele, que oferece uma vista panorâmica de Roma.

E subir à Cúpula da Basílica de São Pedro é uma experiência imperdível. Com mais de 500 degraus, a subida pode ser desafiadora, mas a vista panorâmica de Roma e da Cidade do Vaticano compensa o esforço. Você também pode fazer uma visita guiada na Basílica de São Pedro!

Basílica de São Pedro, Vaticano

Além disso, sob a Basílica de São Pedro, você pode visitar a Necrópole Vaticana e o suposto túmulo de São Pedro. Essa área arqueológica é rica em história e oferece uma visão fascinante das origens do Cristianismo.

3. Capela Sistina

A Capela Sistina é mundialmente famosa pelos afrescos de Michelangelo, incluindo o icônico “Juízo Final” e o teto com a “Criação de Adão”. A capela é utilizada para o conclave, a reunião de cardeais para a eleição de um novo Papa.

Onde comprar os ingressos de Roma e da Itália?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Roma, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

4. Museus Vaticanos

Os Museus Vaticanos abrigam uma das coleções de arte mais impressionantes do mundo. Com galerias que expõem desde arte egípcia até obras renascentistas, os destaques incluem a Galeria dos Mapas, as Salas de Rafael e, claro, a Capela Sistina.

Museus Vaticanos

5. Jardim do Vaticano

O Jardim do Vaticano é uma área verde tranquila que cobre mais de metade do território do Vaticano. Visitas guiadas permitem explorar os jardins bem cuidados, fontes e estátuas que datam de diferentes períodos da história.

Jardim do Vaticano

6. Palácio Apostólico

O Palácio Apostólico é a residência oficial do Papa e abriga a Biblioteca Apostólica e a Capela Sistina. Embora a maioria das áreas não esteja aberta ao público, algumas visitas guiadas incluem partes do palácio.

Palácio Apostólico, Vaticano

7. Sala de Audiências Paulo VI

A Sala de Audiências Paulo VI, conhecida como Sala Nervi, é onde o Papa realiza audiências públicas. A arquitetura moderna da sala contrasta com o restante do Vaticano, mas é um local significativo para aqueles que desejam ver o Papa de perto.

Sala de Audiências Paulo VI, Vaticano

8. Obelisco Vaticano

O Obelisco Vaticano é uma peça histórica trazida do Egito pelo Imperador Calígula. Situado no centro da Praça de São Pedro, o obelisco remonta a cerca de 2.000 anos e é um testemunho da história antiga.

Obelisco Vaticano

9. Pinacoteca Vaticana

A Pinacoteca Vaticana é uma galeria de arte que abriga uma vasta coleção de pinturas dos séculos XII ao XIX. Obras de artistas como Leonardo da Vinci, Caravaggio e Rafael podem ser apreciadas aqui.

Pinacoteca Vaticana

10. Arco delle Campane

O Arco delle Campane é a entrada principal da Basílica de São Pedro, localizada à direita da fachada principal. É por aqui que passam as procissões e é um local de grande importância cerimonial.

Arco delle Campane, Vaticano

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!