8 melhores museus de Hamburgo

Ao visitar a cidade você não pode deixar de conhecer os 8 melhores museus de Hamburgo!

1. Kunsthalle Hamburg

O primeiro museu que recomendamos em Hamburgo é o Kunsthalle que é o principal museu de arte da cidade. Ele conta com uma vasta coleção que abrange desde a Idade Média até obras modernas. 

Ele fica perto da estação central (Hauptbahnhof) e é dividido em três edifícios interligados, permitindo uma vivência completa na história da arte. Você pode ver trabalhos de artistas como Rembrandt, Caspar David Friedrich e Edvard Munch. 

Além das exposições permanentes, o museu recebe mostras temporárias que são super legais. Então se você gosta de arte ou mesmo quer aprender mais sobre, reserve pelo menos duas horas para explorar o espaço com calma. 

O museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h, e às quintas até 21h. Os ingressos custam cerca de 16 euros, mas há descontos para estudantes e entrada gratuita em algumas datas especiais – vale a pena conferir com antecedência!

Kunsthalle Hamburg

2. Miniatur Wunderland

Outro museu bem legal para visitar é o Miniatur Wunderland que é a maior ferrovia em miniatura do mundo e uma das atrações mais visitadas de Hamburgo. Ele está localizado na Speicherstadt, a área histórica de armazéns da cidade. 

Dentro do museu, você pode ver recriações detalhadas de cidades e paisagens do mundo todo, com trens, carros e até aviões em movimento. O nível de detalhes impressiona, tornando o passeio interessante tanto para adultos quanto para crianças.

Os ingressos custam cerca de 20 euros para adultos e devem ser reservados com antecedência, pois o local é muito visitado. Além do mais, o museu abre diariamente, geralmente das 9h30 às 18h, com horários estendidos em algumas datas (vale verificar no site oficial antes de ir!).

Miniatur Wunderland

Onde comprar os ingressos da Alemanha?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia da Alemanha, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

3. Museu Marítimo Internacional

Uma forma de compreender a relação de Hamburgo com o mar é visita o Museu Marítimo Internacional. Ele fica em um prédio histórico de tijolos vermelhos na Speicherstadt e tem nove andares dedicados à história naval. 

Entre os destaques, você verá modelos de navios, mapas antigos e exposições sobre exploração marítima. Há até uma réplica de um convés de navio, permitindo uma experiência interativa.

O museu abre todos os dias, das 10h às 18h, e os ingressos custam em torno de 15 euros. Inclusive, como o espaço é grande, vale planejar pelo menos duas horas para a visita. 

Museu Marítimo Internacional

IMPORTANTE: garanta sempre seus ingressos com antecedência ao planejar seus passeios pela Alemanha. Nós sempre utilizamos esse site para adquirir entradas para tudo, inclusive o transfer para o hotel. Eles oferecem preços competitivos e são os únicos que permitem pagamento direto em reais, evitando a taxa de 6% de IOF para transações internacionais. Sem contar os tours gratuitos, que são uma excelente maneira de conhecer a cultura local!

4. Museu de História de Hamburgo

Esse museu é o lugar ideal para entender como Hamburgo se tornou a cidade que é hoje. Por isso recomendamos essa visita para que você veja as exposições sobre a evolução da cidade, desde a Idade Média até os tempos modernos. 

Além do mais, é possível encontrar maquetes detalhadas, documentos históricos e até reconstruções de antigas ruas e edifícios. O museu também contempla temas como a Liga Hanseática e a reconstrução da cidade após a Segunda Guerra Mundial.

Ele fica no centro, perto do parque Planten un Blomen, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada custa cerca de 10 euros. 

Museu de História de Hamburgo

5. Museu da Emigração BallinStadt

Já o BallinStadt conta a história dos milhões de europeus que partiram de Hamburgo em busca de uma nova vida nas Américas. O museu recria as antigas instalações usadas pelos imigrantes antes do embarque e mostra as condições de vida e os desafios que eles enfrentaram. 

A exposição interativa permite que você pesquise sobre antepassados que passaram por Hamburgo em direção a outros continentes.

Esse museu abre diariamente das 10h às 18h, com ingressos custando cerca de 14 euros. Se você gosta de história social, essa visita pode ser emocionante e super educativa!

Museu da Emigração BallinStadt

IMPORTANTE: para uma viagem à Alemanha, o seguro viagem e o chip de celular são essenciais. Existem duas empresas que oferecem esses serviços a preços bem mais acessíveis e com ótima qualidade. Sempre adquirimos com elas e, além de economizar, nunca enfrentamos qualquer tipo de contratempo. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

6. Museu de História da Cidade de Altona

O bairro de Altona já foi uma cidade independente antes de se tornar parte de Hamburgo, e o museu conta essa história de forma detalhada. Você verá exposições sobre a influência dinamarquesa na região, a vida dos pescadores e o desenvolvimento industrial. 

Além disso, ele também tem uma coleção de arte e artesanato popular que destaca o cotidiano dos moradores ao longo dos séculos.

Localizado em Altona, o museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada custa cerca de 8 euros. Vale te informar que o espaço não é muito grande, portanto uma visita de uma hora e meia é suficiente para conhecer as principais exposições. 

Museu de História da Cidade de Altona

7. Museu de Arte Contemporânea e Fotografia

Quer conhecer um dos principais espaços de arte contemporânea da Alemanha? Recomendamos que vá ao Deichtorhallen! Por lá, você verá a exibição de  trabalhos de artistas renomados e novos talentos.

O museu fica pertinho da estação central e abre de terça a domingo, das 11h às 18h. O ingresso custa cerca de 12 euros, variando conforme as exposições em cartaz. Então, se você gosta de arte e fotografia, esse é um dos museus mais interessantes da cidade!

Museu de Arte Contemporânea e Fotografia

8. Museu Automobilístico PROTOTYP

O PROTOTYP é um museu ideal para quem gosta de carros e engenharia automotiva. Ele exibe uma coleção de veículos raros e históricos, desde carros de corrida antigos até modelos conceituais inovadores. 

Há exposições interativas que permitem que você conheça a evolução do design automotivo e a história de pilotos famosos.

Ele está situado na HafenCity e abre de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingressos a partir de 10 euros. 

Museu Automobilístico PROTOTYP

Economize ao máximo na sua viagem a Alemanha:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Alemanha, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios da Alemanha da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Alemanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Alemanha. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Alemanha, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Berlim, capital da Alemanha, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!