
Minas Gerais é um estado repleto de história, natureza, gastronomia e atrações encantadoras. Nós reunimos aqui 15 cidades imperdíveis do estado para você conhecer na sua próxima viagem.
E não deixe de conferir o nosso guia completo do Brasil. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
1. Ouro Preto
Quando o assunto é turismo por cidades históricas de Minas Gerais, o primeiro nome que vem à mente é Ouro Preto.
Entre ladeiras de pedra, casas coloniais, igrejas e prédios históricos, Ouro Preto revela um patrimônio único que encanta qualquer viajante.
Além de passear pelo centro, você pode se refrescar em cachoeiras e explorar trechos da Estrada Real, a rota do ouro da época colonial que começa em Diamantina, percorre nomes como Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei, e termina em Paraty.
Durante a sua viagem, algumas dessas minas históricas estarão abertas à visitação, como a mina da Passagem, no caminho para Mariana, e a mina do Chico Rei.
Toda essa riqueza cultural já foi muito bem reconhecida. Em 1938, Ouro Preto foi uma das primeiras cidades tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em 1980, ela se tornou a primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
- Veja quais hotéis estão disponíveis para ficar em Ouro Preto. Basta adicionar a data da sua viagem e aproveitar. Neste buscador, eles informam o preço de cada dia e você pode planejar a sua viagem no período mais econômico.
- Aproveite e reserve já o Tour por Ouro Preto!

2. Mariana
Berço de Minas Gerais, Mariana foi a primeira vila do estado e também a primeira capital da região.
Vizinha de Ouro Preto, Mariana é como uma irmã da cidade, encantando os viajantes de forma semelhante: ruas de pedras, casarões coloniais e igrejas espetaculares que preservam obras barrocas de Aleijadinho. Uma boa ideia é combinar um roteiro de viagem percorrendo esses dois destinos.
Durante a sua estadia, a visita obrigatória é a Praça Minas Gerais, o cartão-postal absoluto de Mariana. Lá é onde ficam a Basílica de Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé) e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Além disso, uma ótima forma de aproveitar a cidade é fazer compras e tomar um café nos estabelecimentos da Rua Direita.
- Explore os hotéis disponíveis em Mariana e escolha o seu.
- Garanta já a Excursão a Ouro Preto e Mariana saindo de Belo Horizonte!

3. Belo Horizonte
A capital mineira também é um dos destinos que você precisa conhecer. Comparada aos outros nomes da lista, Belo Horizonte é uma cidade animada, com um bom cenário cultural e vida boêmia.
A Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões-postais da região. Além do visual lindo da orla, é ali que ficam alguns dos pontos turísticos mais icônicos de Belo Horizonte como a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Jardim Zoológico.
No coração da cidade, a Praça da Liberdade também é uma visita obrigatória, abrigando prédios históricos e museus como o Centro Cultural Banco do Brasil e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
Além disso, reserve as manhãs de domingo para procurar lembrancinhas na Feira Hippie de BH e uma tarde ensolarada para conhecer o Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
- Confira as hospedagens disponíveis em Belo Horizonte para a sua viagem.
- A melhor forma de conhecer BH é com um tour completo! Veja os comentários de quem participou desse passeio.

Como viajar pelo interior de Minas Gerais?
A melhor forma de viajar pelo interior de Minas é alugando um carro. Com ele, você chega facilmente a cada cidade, ganhando a liberdade de viajar no seu próprio ritmo.
Para alugar um carro, nós sempre pesquisamos os preços em dois comparadores. Dessa forma, temos a certeza de encontrar as opções com o melhor custo-benefício para a nossa viagem.
Em poucos segundos você terá na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas, e é só escolher a mais barata. Use os dois e veja qual tem o melhor preço, para economizar ainda mais.
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
4. Diamantina
Situada no coração de Minas Gerais, Diamantina é mais uma das cidades que carrega o charme histórico colonial.
Ao longo do século XVIII, a região se destacou como o maior centro de extração de diamantes do mundo, o que contribuiu para a evolução da região.
Em uma viagem por Diamantina, caminhe pelas ruas do centrinho, explore as lojinhas e não deixe de se encantar com a arquitetura colonial. Além disso, não se esqueça de registrar a sua foto embaixo do Passadiço da Casa da Glória e visitar a Casa de Juscelino Kubitschek, museu dedicado à trajetória do ex-presidente.
Quem gostar de natureza também irá adorar Diamantina, que conta com cachoeiras e trilhas para aproveitar.
Na nossa opinião, ficar hospedado no centro histórico por três dias é o suficiente para conhecer as belezas dessa cidade.
- Confira as hospedagens disponíveis em Diamantina para a sua viagem.

5. Capitólio
Capitólio é um dos destinos mais famosos do Brasil quando o assunto é paisagens de tirar o fôlego. A cidade é conhecida pelos seus imensos cânions, que combinam perfeitamente com as águas verdes e cristalinas do Lago de Furnas. Um passeio de barco é a melhor forma de aproveitar esse paraíso.
Além desse grande cartão-postal, existem outros passeios bem interessantes para fazer por Capitólio: caminhar pela Orla da Prainha, se deliciar nos sabores mineiros, aproveitar pousadas e até se aventurar em acampamentos.
Capitólio também abriga alambiques e mirantes para apreciar.
- Encontre aqui os hotéis disponíveis para sua estadia em Capitólio.
- Reserve agora o inesquecível passeio de barco pelos Cânions de Capitólio!

6. Brumadinho
Brumadinho pode ser a opção perfeita para a sua viagem. A cidade é fácil de chegar, situada a apenas 1h da capital mineira, e oferece uma experiência completa de lazer. Os viajantes podem curtir uma atmosfera acolhedora, típica de interior, e restaurantes de boa comida mineira.
É lá que fica o Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina. Atraindo turistas de todas as partes do mundo, o instituto abriga dezenas de galerias fixas e temporárias dedicadas à exposição de arte contemporânea em meio a belos jardins. Os ingressos estão a partir de R$32,50 e a visita é realmente imperdível.
E como todo bom destino mineiro, a natureza se destaca em Brumadinho com cachoeiras e mirantes espetaculares para aproveitar.
Com 3 a 4 dias de viagem, é possível conhecer o museu Inhotim, a cidade e as atrações da serra.
- Veja todas as opções de hospedagem disponíveis em Brumadinho.
- Está em Belo Horizonte? Faça uma Excursão ao Instituto Inhotim e veja de perto o museu mais impressionante do Brasil.

7. Tiradentes
Tiradentes é outra cidade mineira que chama a atenção com o charme do seu centro histórico de arquitetura colonial bem preservada.
Com a proclamação da República em 1889, a região passou a ser considerada uma cidade e recebeu como nome uma homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Tiradentes.
Uma viagem a Tiradentes pode ser aproveitada relaxando em pousadas tranquilas, passeando pelas ruas de pedra, fazendo compras nas lojinhas locais e conhecendo diferentes museus, como o Museu da Moto, o Museu Casa Padre Toledo, o Museu de Santana e o Museu da Liturgia.
A apenas 24 minutos de carro fica São João del-Rei, outro encantador destino mineiro que você pode conhecer na mesma viagem.
- Explore os hotéis disponíveis em Tiradentes e escolha o seu.
- Participe da Excursão a Tiradentes e São João del-Rei saindo de Belo Horizonte e conheça esses destinos de forma confortável e prática.

8. São João del-Rei
São João del-Rei é uma cidade na qual os viajantes podem aproveitar o típico clima acolhedor do interior mineiro. Rica em história, a cidade abriga um charmoso centro, onde ficam a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Durante uma viagem, além de saborear ótimos pratos da culinária mineira, você precisa fazer também um dos passeios mais tradicionais da cidade: o trem de Maria Fumaça que conecta a cidade a Tiradentes.
Uma boa pedida é conhecer São João del-Rei durante a Semana Santa, com procissões e celebrações, ou viajar durante os meses do inverno e aproveitar o aconchegante clima de frio. Em junho ocorre o São João dos Queijos, festival com foco em queijos artesanais, e em julho acontece a Festa de Nossa Senhora do Carmo, com vários dias de programação.
- Veja quais hotéis estão disponíveis para ficar em São João del-Rei.

9. Monte Verde
Se você procura um lugar para desacelerar o ritmo, certamente vai se encantar por Monte Verde, distrito da cidade de Camanducaia, no sul de Minas Gerais.
Situado bem na divisa do estado com São Paulo, Monte Verde é um destino de serra com casas charmosas, um clima agradável e rodeado por muita natureza. Inclusive, esta última é a protagonista da região, proporcionando atividades ao ar livre que entram em contato com a biodiversidade local, como trilhas, arvorismo e tirolesa.
Pelo centrinho, você pode caminhar pelas ruas e admirar as construções que mais parecem chalés, com telhados inclinados, remetendo a cidades como Gramado, no Rio Grande do Sul.
Nelas, ficam boutiques locais e restaurantes onde você poderá saborear a deliciosa culinária mineira com toques europeus.
- Veja todas as opções de hospedagem disponíveis em Monte Verde.
- Participe da Trilha pela Pedra Redonda com piquenique e da Trilha do Pico do Selado em Monte Verde.

10. Juiz de Fora
Juiz de Fora pode não pertencer ao circuito histórico, nem aos roteiros pelas trilhas e cachoeiras de Minas, mas a cidade pode ser uma ótima opção para a sua viagem.
Situada na região sul do estado, ela é de fácil acesso para quem mora pelo Rio de Janeiro.
Por não ser uma cidade pequena, é possível explorar diferentes passeios por lá, desde atividades culturais, compras em grandes centros comerciais e, é claro, saborear a deliciosa gastronomia mineira.
Com três dias de visitas, explore o Museu Mariano Procópio e o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, assista a uma apresentação no Cine-Theatro Central e entre em contato com a natureza no Parque Natural Municipal da Lajinha. E para finalizar os dias, aposte em bares com uma boa música ao vivo.
- Confira as hospedagens disponíveis em Juiz de Fora para a sua viagem.

Como achar passagens muito baratas para Minas Gerais?
Um problema que muitos enfrentam ao viajar é encontrar passagens com um bom custo benefício. É por isso que nós sempre utilizamos este comparador de passagens aéreas antes de comprar as nossas, já que ele compara os preços em várias companhias aéreas!
Esse buscador classifica os dias de acordo com o preço de cada um. Ele pode ser um dia mais barato (verde), de baixa temporada, quando não há uma grande demanda para a cidade. Ou então pode ser um dia muito procurado, recebendo a cor mais rosada. Esses são os dias com os maiores preços e você deve evitá-los para poder economizar.
Há dias em que os preços não estão tão altos, mas não são os menores possíveis. Esses ficam em laranja, simbolizando a média temporada de viagem.
Uma dica valiosa é procurar pela data do voo em dias de semana, pois às sextas, sábados e domingos, o preço costuma ser muito maior. Outro detalhe importante é checar os horários: as passagens noturnas costumam ser mais baratas do que as da tarde e da manhã.

11. Poços de Caldas
Próximo à divisa com o estado de São Paulo, Poços de Caldas é um destino conhecido por suas fontes termais com águas naturalmente aquecidas e cheias de minerais benéficos ao corpo humano. Elas ajudam a relaxar, tratar a pele, desintoxicar e aliviar dores internas.
Nesse sentido, muitos viajantes procuram a cidade para aproveitar os tratamentos dessas águas, sejam em um spa ou em um hotel.
Além desse atrativo, Poços de Caldas abriga o parque Walter World, com atrações clássicas como Carrossel e montanhas-russas. É possível também percorrer o Recanto Japonês, um belo e tranquilo jardim inspirado nos do Japão.
Lá, eles têm a sua própria estátua do Cristo Redentor, de tamanho considerável — 30 metros de altura somados entre a estátua e o pedestal. Você pode chegar até lá de teleférico e, durante a subida, aproveitar uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade.
Para aproveitar essas atrações, uma viagem de 3 dias em um fim de semana prolongado é mais do que o suficiente.
- Descubra os hotéis disponíveis em Poços de Caldas no momento.

12. Milho Verde
Milho Verde é um encantador vilarejo localizado no município de Serro que conquistou fãs pelo seu clima sossegado e pelo charme de suas casinhas branquinhas. A atmosfera da vila atrai casais e viajantes em busca de mais tranquilidade.
Cachoeiras são o cartão-postal da região: Cachoeira do Piolho, Cachoeira do Moinho e Cachoeira do Lajeado são alguns dos nomes que você precisa aproveitar.
Além delas, o destaque vai para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada no ponto alto da vila.
Dica: evite viajar durante o verão, quando as chuvas são mais frequentes, para não perder as atividades ao ar livre.
- Veja todas as opções de hospedagem disponíveis em Milho Verde.

13. Congonhas
Outro encanto de Minas Gerais é Congonhas, cidade a aproximadamente 50km de Ouro Preto.
Com ruas charmosas e acesso a cachoeiras, Congonhas se destaca com o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ele é formado pela Basílica, seis capelas e as esculturas Doze Profetas de Aleijadinho, esculpidas em pedra-sabão.
Se você é mais ligado à religiosidade, uma boa ideia é visitar Congonhas durante a Semana Santa, quando acontecem procissões e encenações da Paixão de Cristo.
- Encontre aqui os hotéis disponíveis para sua estadia em Congonhas.
- Está por Ouro Preto? Aproveite a chance para conhecer toda a beleza de Congonhas em um tour completo!

14. Gonçalves
Assim como Monte Verde, Gonçalves é um destino serrano situado pela Serra da Mantiqueira.
Quem busca paz e tranquilidade vai adorar tirar alguns dias por lá. O seu clima frio é irresistível e combina muito bem com charmosos chalés.
Além de conhecer o centrinho e relaxar, o ponto alto de Gonçalves é o contato com a natureza. Há diversas cachoeiras para se refrescar como a Cachoeiras Sete Quedas, a Cachoeira do Simão e a Cachoeira das Andorinhas.
Atividades de aventura como arvorismo também são bem procuradas por turistas.
E por fim, não saia de Gonçalves sem admirar a beleza das vales verdes pelos mirantes, como o da Pedra do Forno e a Pedra do Cruzeiro.
- Confira as hospedagens disponíveis em Gonçalves para a sua viagem.

15. São Thomé das Letras
Para fechar a nossa lista da melhor forma, São Thomé das Letras é outra das belas cidades de Minas Gerais que você precisa conhecer.
O destino se destaca pela sua atmosfera mais mística e suas construções feitas de quartzito. Lá você pode conhecer grutas e assistir ao pôr do sol na Pirâmide.
O que não faltam pela região são cachoeiras: Cachoeira do Flávio, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira da Lua e Cachoeira da Eubiose são perfeitas para viajantes que querem se refrescar durante a visita. E se quiser se conectar ainda mais com a natureza, há várias áreas de camping para aproveitar.
- Veja todas as opções de hospedagem disponíveis em São Thomé das Letras.

Como encontrar hotéis incríveis em qualquer região de Minas Gerais?
Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedado na cidade. Estar bem localizado e garantir seu bem-estar durante a viagem é muito importante!
Se você quer economizar dinheiro, mas manter a qualidade da sua hospedagem, recomendamos que use este Pesquisador de Hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, ele possui todos os hotéis de Minas Gerais com ótimos preços (e até cobrem ofertas).
Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar qualquer hotel nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço, e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada (nenhuma taxa!).

Leia mais matérias:
Roteiro perfeito de 4 dias em Porto Seguro
15 atrações para conhecer em Canela