Florianópolis

Roteiro perfeito de 6 dias em Florianópolis

Veja um roteiro de 6 dias em Florianópolis, com dicas para você conhecer o máximo possível da cidade sem correria!

Roteiro perfeito de 6 dias em Florianópolis

Veja um roteiro de 6 dias em Florianópolis, com dicas para você conhecer o máximo possível da cidade sem correria!

Dia 1 – Manhã e tarde: curtir a Praia dos Ingleses

Seis dias é um tempo legal para conhecer Florianópolis e sobra espaço até para fazer passeios em cidades próximas. Nossa sugestão para você começar o seu roteiro é pela Praia dos Ingleses, que é nomeada assim por conta de um naufrágio inglês que aconteceu entre o final do século 17 e o início do século 18. É uma das mais movimentadas e famosas de Florianópolis. São 5 km de extensão, com uma ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes. O nascer do sol por lá é um espetáculo!

Se você estiver com energia, dá para fazer a trilha da Feiticeira pelo costão do lado norte. Ela tem dois quilômetros e conecta a praia dos Ingleses à praia Brava, que tem águas super clarinhas e é um dos pontos de encontro dos surfistas. Por lá, você vai encontrar uma galera mais jovem e, muitas vezes, música tocando na areia.

Praia dos Ingleses

Dia 1 – Noite: curtir o bairro Santo Antônio de Lisboa

Quando o fim da tarde for se aproximando, vá ao encantador bairro Santo Antônio de Lisboa. Veja o pôr do sol na orla, com os barcos e a Ponte Hercílio Luz completando a paisagem. Depois, dê uma volta pelas ruas cheias de casas coloridas da época da colônia e escolha uma das várias opções de restaurantes e bares perto do mar que servem frutos do mar super frescos.

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Dia 2 – Manhã e tarde: conhecer e praia de Jurerê

Perto da praia dos Ingleses fica a Praia de Jurerê Internacional, que tem ares de luxo, com mansões, restaurantes chiques e carros de luxo andando para lá e para cá. A praia é uma delícia, porque tem águas mais quentes e calmas e também uma boa estrutura de quiosques. Aliás, uma coisa que pouca gente sabe é que parte do bairro de Jurerê foi projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Vale dar um pulo nas praias vizinhas: Jurerê Tradicional e Canajurê, que é um dos pedacinhos mais lindos de Florianópolis. A praia de Canajurê recebe esse nome porque está entre Canasvieiras e Jurerê. É pequena e não tem tanta estrutura, mas o visual vale bastante a pena.

Se sua vibe não for a de Jurerê, a gente tem uma lista com as melhores praias de Florianópolis para você escolher aquela que se encaixa melhor no seu perfil.

Praia de Jurerê

Dia 2 – Noite: aproveitar a famosa noite de Jurerê

Algumas das baladas mais conceituadas do Brasil estão em Jurerê, como por exemplo: Milk, Donna, Posh e P12, um beachclub que no verão tem uma programação de peso com nomes como Anitta e Alok.

Se balada não for o seu tipo de rolê, dê uma volta no Jurerê Open Shopping. Como o próprio nome já diz, não espere aqueles shoppings tradicionais, fechados, com ar condicionado e luz fria. O Jurerê Open Shopping é um espaço para compras muito gostoso com lojas ao ar livre e aquela brisa marítima tomando conta. Tem bons restaurantes para jantar.

Parador P12

Dia 3 – Manhã: conhecer a praia Mole

Nossa sugestão para o terceiro dia do nosso roteiro de 6 dias em Florianópolis é começar pela Praia Mole. Mais vazia e roots, ela é linda, mas tem um mar um mais agitado e gelado. A cor das águas é muito bonita e a areia é bem clara e fininha. É mais um dos points de surfistas da cidade.

Só não espere aquelas praias com uma infraestrutura boa, porque na Mole você vai encontrar apenas alguns quiosques com opções limitadas e mais caras de bebidas e quase nada de comida. O objetivo de passar por lá é contemplar a natureza.

Praia Mole

Dia 3 – Tarde: aproveitar a praia da Joaquina

Depois de curtir a manhã na praia Mole, siga para a Joaquina, que fica bem pertinho. O mar por lá é um pouco bravo e também atrai surfistas porque tem bastante onda. A água é gelada, mas a paisagem compensa tudo, é imperdível! De um lado, ficam montanhas; do outro, as dunas; e do outro, o mar.

Por lá tem algumas opções de quiosques, restaurantes e bares. Curte um rolê mais radical? Então considere alugar um sandboard para curtir a parte das dunas, é muito divertido, inclusive para quem está com crianças. É uma boa ideia almoçar por lá.

Praia da Joaquina

Dia 3 – Noite: apreciar o pôr do sol na Lagoa da Conceição e depois caminhar pelo centrinho

O anoitecer na Lagoa da Conceição é muito agradável. No Bar do Boni, você vai ver um pôr do sol inesquecível, um dos mais bonitos da cidade. É um local descontraído, com mesas em um deck ao ar livre. Todo dia tem boa música ao vivo, cerveja gelada e ótimas porções. Inclusive, fica a dica para provar as opções do cardápio que levam frutos do mar, que são bem frescos.

Saia de lá e siga a pé para o centrinho da Lagoa, onde uma gostosa brisa noturna paira no ar. Você vai encontrar várias lojinhas bem legais, quiosques, bares e restaurantes.

Bar do Boni na Lagoa da Conceição

Dia 4 – Manhã e tarde: fazer uma imersão no Centro Histórico

No quarto dia do roteiro de 6 dias em Florianópolis, que tal dar uma pausa nas praias e fazer um passeio mais histórico? O Centro de Florianópolis não é grande, então dá para fazer tudo caminhando.

Comece pela Praça XV de Novembro, onde você vai encontrar: uma figueira centenária que fez sombra para as primeiras reuniões dos fundadores do Figueirense, palmeiras imperiais, o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e a Catedral Metropolitana da cidade, que é um dos edifícios mais antigos de lá. A Catedral abriga um acervo de arte sacra extenso, além de ser patrimônio tombado.

Praça XV de Novembro

Ao lado da praça fica o Palácio Cruz e Souza, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. O Palácio é muito bonito e também um lugar super legal para tirar fotos. O passeio lá dentro, no museu, vale muito a pena. São várias alas temáticas que percorrem a história do estado de Santa Catarina desde os tempos pré-colombianos até hoje em dia.

Palácio Cruz e Souza

É um acervo bem vasto, que conta com objetos como móveis, roupas, armas, documentos, fotografias e obras de arte, além de vários itens que recontam como foi a escravidão na região. Lá também fica uma biblioteca especializada em história e cultura catarinense, que é aberta ao público.

A programação do museu tem tanto exposições permanentes quanto exposições temporárias. É bom checar o site para saber o que está previsto para a época da sua estadia.

Pertinho dali, andando um pouco, está o mercado público da cidade, que foi fundado em 1851. É um local para comprar pescados super frescos e sentar para comer um pastel de camarão com caldo de cana enquanto observa o movimento da rua.

Mercado Público de Florianópolis

Dia 4 – Noite: curtir a noite no Centro

A noite no Centro de Florianópolis é puro agito, então é uma ótima ideia ficar por lá mesmo para curtir. Vá até a rua Victor Meirelles, um lugares mais boêmios da cidade, com várias opções de bares de rua. Algumas das nossas sugestões são: Madalena, Atelier 389, Janelinha Bar e No Class.

Na rua paralela, a Tiradentes, tem: o boteco Canto do Noel, onde de vez em quando tem samba; o bar Fala Marquinho; e a Don’t Tell Mama, uma balada descolada. Vale avisar: lá costuma ter programação apenas de quinta a domingo.

Rua Victor Meirelles

Dia 5 – Manhã e tarde: relaxar na praia do Campeche e fazer um passeio de barco

A Praia do Campeche é uma das mais bonitas de Florianópolis. É daquelas boas para chegar bem cedinho, sentar e ficar contemplando a paisagem. Ela só não é das melhores para banho, porque a água lá costuma ser mais agitada.

Na região fica também a Ilha do Campeche, que está a pouco mais de um quilômetro da praia. Há vários passeios de barcos que saem da Praia do Campeche em direção à Ilha do Campeche, que foi considerada Patrimônio Arqueológico e Paisagístico pelo Instituto Brasileiro de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Lá dá para alugar guarda-sol e cadeiras, fazer passeios guiados pelo local, conhecer sítios arqueológicos e fazer até trilhas aquáticas com mergulho. É uma imersão em uma natureza abundante, com a fauna e a flora bastante preservadas. As águas, diferentemente da Praia do Campeche, são calmas e boas para banho.

Ilha do Campeche

Dia 5 – Noite: ver a Ponte Hercílio Luz iluminada

A Ponte Hercílio Luz é um símbolo de Florianópolis. Ela é considerada patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município. Com mais de 800 metros de extensão, é a maior ponte suspensa do Brasil. Ela foi inaugurada em 1926 e mudou tudo no funcionamento da cidade, porque foi a partir da construção dela que o transporte entre a ilha e o continente deixou de ser exclusivamente marítimo.

À noite, a ponte fica toda iluminada. Depois de ficar por muitos anos fechada para carros, ela reabriu para tráfego em 2020. Os melhores pontos para ver com detalhes a Ponte Hercílio Luz são o Parque da Luz e a beira mar continental. Fazer a trajetória a pé é bem legal também. No fim de semana, inclusive, a ponte fica fechada para carros e só é permitida a circulação de pedestres e ciclistas.

Ponte Hercílio Luz

Dia 6 – Fazer um bate e volta para uma cidade vizinha

Nossa recomendação é reservar o último dia inteiro do roteiro de 6 dias em Florianópolis para fazer um bate e volta para uma cidade vizinha. Tem várias opções legais próximas. Recomendamos estes destinos:

  • Balneário Camboriú

Balneário Camboriú e Florianópolis são os destinos mais procurados de Santa Catarina. A gente gosta de Balneário porque, além da praia, tem várias atrações diferentes. Saia de manhã cedo de Floripa para conseguir curtir muito cada momento do dia. Vale conhecer o aquário, dar uma caminhada na orla que é cartão postal, fazer o passeio de barco pirata e conhecer o Parque Unipraias, onde você faz um passeio de bondinho e vê a cidade toda de cima.

Balneário Camboriú
  • Penha

Muito provavelmente, você já ouviu falar do Beto Carrero World, o maior parque de diversões da América Latina. Ele fica em Penha, a 120 km de Florianópolis. São 14 milhões de metros quadrados, com mais de 100 brinquedos divididos em várias áreas temáticas, como Velho Oeste, Ilha dos Piratas, Avenida das Nações e muito mais. É um passeio que toma o dia todo!

Beto Carrero World
  • Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina e tem muitos passeios bem interessantes. É um destino legal para quem gosta de rotas com atrações mais culturais e gastronômicas, mas também para quem curte imersões na natureza.

Joinville
  • São Francisco do Sul

São Francisco do Sul é outro lugar que mescla natureza exuberante e bastante história. Ele é o terceiro município mais antigo do país e o mais antigo o estado. Ao percorrer as ruas, você vai encontrar casas do período colonial se misturando à paisagens deslumbrantes com belas praias e bastante verde da Mata Atlântica super preservada. O Centro Histórico de São Francisco do Sul foi tombado como patrimônio nacional pelo IPHAN.

Quer saber detalhes sobre cada um dos destinos dessa lista? Veja nossa reportagem sobre bate e volta saindo de Florianópolis.

São Francisco do Sul
  • No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações de Florianópolis e muitos outros destinos pelo mundo!

Como encontrar hotéis incríveis em qualquer região de Florianópolis?

Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir seu bem-estar durante a viagem é muito importante!

Se você quer economizar dinheiro, mas manter a qualidade da sua hospedagem, recomendamos que use este Pesquisador de Hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, ele possui todos os hotéis de Florianópolis com ótimos preços (e até cobrem ofertas).

Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria dos hotéis nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada (nenhuma taxa!).

Resort Costão do Santinho

Dica para alugar carro em Florianópolis

Trouxemos também uma dica muito legal sobre o aluguel de carro na cidade de Florianópolis, que pode sair muito mais barato do que utilizar outros meios de transporte (como o táxi, que tem valores altos).

O aluguel de um carro te dá a liberdade de ir para onde quiser de forma rápida e segura em Florianópolis. Isso ajuda muito caso você vá para cidades próximas, por exemplo!

E já existem sites que procuram, locadora por locadora, os melhores preços de carros. São os chamados comparadores de preços, que sempre usamos em nossas viagens! Confira você mesmo:

  1. Comparador de aluguel de carrosmelhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carrosacesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
Aluguel de carro em São Paulo

Dica para os ingressos e passeios em Florianópolis

Não faltam passeios diferentes em Florianópolis. A nossa dica para você, viajante, é adquirir esses ingressos com alguma antecedência e pela internet, pois assim conseguirá pagar mais barato por eles e ainda evitar filas (ou que eles se esgotem!).

Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e garantimos que é muito melhor! O site que mais utilizamos para comprar ingressos é esse aqui, pois é onde você encontra todos os ingressos para os passeios de Florianópolis e seus preços.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é um site de confiança (já que é um dos mais famosos do mundo para comprar ingressos). E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Florianópolis:

  • Tour panorâmico por Florianópolis
  • Passeio de barco à Ilha do Campeche
  • Excursão a Blumenau e Pomerode
  • Tour pelas praias do norte e por Santo Antônio de Lisboa
  • Tour pelas praias do leste + Projeto Tamar
  • Tour pelas praias do sul + Ribeirão da Ilha
Tour pela Ponte Hercílio Luz

Leia mais matérias sobre Florianópolis: