Curitiba

Como é o verão em Curitiba

Com sensação térmica de 25ºC, é possível conhecer os principais parques, bares e restaurantes da capital paranaense

Como é o verão em Curitiba

Curitiba não tem praia, mas é possível curtir o verão na cidade nos parques. Do fim de dezembro até o início de março, a metrópole tem sensação térmica de aproximadamente 23ºC. O cenário é perfeito para fazer passeios ao ar livre, ir a bares e restaurantes; confira mais sobre a estação:

Como fica o tempo?

A temperatura, que varia dos 18ºC aos 26ºC, permite que os visitantes e moradores andem pela capital paranaense de forma bem confortável, com shorts, chinelo e chapéu.

Apesar do clima ameno, muitas vezes, o dia começa ensolarado e transforma-se em um grande temporal. Por isso, é importante ter um guarda-chuva na mala.

Parque Barigui de Curitiba

Passeios em Curitiba no verão

A capital paranaense recebe turistas do mundo todo independente da estação do ano. No entanto, no verão, a procura cresce devido à abundância de pontos turísticos ao ar livre.

Muitos passeios, inclusive, são gratuitos, reduzindo os gastos com a viagem.

1. Jardim Botânico de Curitiba

É um dos maiores cartões-postais e o ponto turístico mais visitado de CWB (sigla popular para Curitiba). Inspirado nos jardins franceses, estende tapete de flores aos visitantes logo na entrada.

O parque tem 245 mil metros quadrados e conta com diversas paisagens floridas, espaços para piqueniques e chafarizes. Excelente local para conhecer no verão e renovar a vitamina D. A entrada é gratuita.

Endereço: R. Engo Ostoja Roguski, 690 — Jardim Botânico

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 19h30
Jardim Botânico de Curitiba

2. Feira do Largo da Ordem

Andar pelo centro da capital paranaense ganha um gosto a mais nos domingos de verão, com a Feira do Largo da Ordem, especializada em gastronomia, artesanato e antiguidades. 

Ao todo, são mais de 800 barracas para o público ir às compras e levar uma pequena lembrança para os amigos, família e pets. O evento começa às 9h e termina às 14h. 

Endereço: R. São Francisco — Curitiba
Horário de funcionamento: aos domingos, das 9h às 14h

Feira do Largo da Ordem

3. Rua das Flores

Oficialmente Rua XV de Novembro, foi a primeira grande avenida a ser destinada aos pedestres no Brasil.

Com bastante movimento, é ideal para ir às compras, almoçar, tomar um chopp para refrescar ou apenas apreciar um bom café.

A principal característica do local, sem sombra de dúvidas, são os belíssimos canteiros ao longo das seis quadras, além dos prédios centenários.

Endereço: R. XV de Novembro, 36 — Centro
Horário de funcionamento: livre

Rua das Flores

4. Parque Tanguá

Inaugurado em 1996 na zona norte de Curitiba, este parque precisa estar na lista dos amantes do verão. Por lá, é possível apreciar um belíssimo pôr do sol. O parque oferece, ainda, pista de corrida, ciclovia, lanchonete e estacionamento.

Rota ideal para quem busca o que fazer em Curitiba sem colocar a mão no bolso, pois a entrada é gratuita.

Endereço: R. Oswaldo Maciel, 97 — Taboão
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 22h

Parque Tanguá

5. Mercado Municipal de Curitiba

Esta visita é fundamental na lista de o que fazer em CWB. Fundado em 1958, é o principal e mais tradicional endereço para compras da capital paranaense, com produtos nacionais e importados.

O Mercado tem barracas com queijos, temperos, frutas, verduras, embutidos e carnes. Ainda é possível saborear pratos típicos curitibanos, como pão com bolinho, carne de onça e barreado.

Além das opções para comer, há lojas para comprar roupas, eletrônicos e artigos para casa!

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 — Centro
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8h às 18h, aos domingos, das 8h às 13h

Mercado Municipal de Curitiba

6. Rua Itupava

Para quem ainda não sabe o que fazer à noite em Curitiba, este CEP é bastante recomendado por ter muitos bares e restaurantes.

Os principais destaques vão para: Refúgio Patagônia, com carnes no cardápio e ambiente bem no estilo de Bariloche; Bar CanaBenta, ideal para saborear petiscos enquanto bebe um chopp com os amigos e bar Menina Zen, com pegada alternativa e drinques incríveis. 

Endereço: R. Itupava — Alto da Glória
Horário de funcionamento: livre

Rua Itupava
  • No nosso canal do YouTube, você verá ainda mais recomendações de Curitiba e muitos outros destinos pelo mundo.

Como achar passagens baratas para Curitiba?

Além de ser uma capital, Curitiba é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por isso, será fácil encontrar inúmeras opções de passagens de avião.

No entanto, o grande fluxo de ofertas pode confundir, por isso, indicamos este comparador de passagens aéreas

Usamos a plataforma porque é um jeito de descobrir rapidamente as informações dos melhores voos, pois o site compara os preços das companhias, além de mostrar várias opções de trajetos e horários.

  • Uma dica valiosa é procurar pela data do voo em dias de semana, pois às sextas, sábados e domingos o preço costuma ser muito maior. Outro detalhe importante é checar os horários: as passagens noturnas costumam ser mais baratas.
Avião no céu

Como economizar nos ingressos de passeios em Curitiba?

Curitiba promove diversos passeios gratuitos, mas há opções pagas. E comprar ingresso para passeios concorridos com antecedência é garantir preços mais acessíveis e evitar filas.

Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é uma plataforma de confiança, por ser um das mais famosas do mundo para obter tickets. E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Curitiba:

  • Excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
  • Tour panorâmico por Curitiba
  • Tour noturno por Curitiba + jantar italiano
  • Tour gastronômico por Curitiba
Cacho de uva

Leia mais matérias sobre Curitiba: