Curitiba

Onde ficar em Curitiba? Melhor bairro e hotéis

Ficar hospedado nos melhores bairros de CWB facilita a locomoção, otimiza tempo, além de economizar nos passeios e restaurantes

Onde ficar em Curitiba? Melhor bairro e hotéis

Curitiba é a segunda cidade mais populosa do Sul e a nona do Brasil. Para curtir a estadia na metrópole ao máximo, é importante saber onde ficar a fim de otimizar o tempo.

Mapa de Curitiba

Centro de Curitiba

De antemão, adiantamos que os melhores bairros curitibanos são: Centro e Batel. Ambos são vizinhos, porém com características distintas. Esses endereços formam o maior polo hoteleiro de CWB (sigla popular para Curitiba), além de concentrarem as principais estruturas de comércio.

Palácio Belvedere, em Curitiba

O centro é um dos bairros mais indicados para ficar em Curitiba justamente pela diversidade. Popular e bastante econômico, reúne as principais atrações turísticas, como a Praça João Candido, onde estão o Belvedere e as Ruínas de São Francisco, Cine Passeio, Sesc Paço da Liberdade e até o moderno Memorial.

  • Para ver todas as opções de hospedagem disponíveis nessa região, confira esse mapa interativo de Curitiba — já filtrados com nota maior de 8, ou seja, com boas avaliações de hóspedes anteriores!
Hotéis em Curitiba

Batel

Batel é outro bairro bastante indicado para ficar em CWB. O distrito é nobre, com comércios sofisticados, bares, além dos melhores hotéis da metrópole. Desde 2015, abriga uma das redes de restaurante mais famosa dos EUA, o Hard Rock Café.

Fachada do restaurante Hard Rock Café

Além dos CEPs mais tradicionais de Curitiba, é possível, sim, ficar hospedado em outras regiões; veja:

Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico é outro bairro com muitas recomendações de onde fica em Curitiba, por abrigar um dos maiores cartões postais e o ponto turístico mais visitado da cidade.

O parque tem 245 mil metros quadrados e conta com diversas paisagens floridas, espaços para piqueniques, chafarizes, além de belíssima paisagem para fotos. Essa atração é bastante indicada para o que fazer em Curitiba sem gastar nada, pois a entrada é gratuita.

Endereço: R. Engo Ostoja Roguski, 690 — Jardim Botânico

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 19h30
Jardim Botânico de Curitiba

Santa Felicidade

Com forte influência italiana, a região destaca-se pela segurança, serviços disponíveis e conforto, mas está afastada do centro.

Lá fica o tradicional restaurante Madalosso, local ideal para reunir a família, por dispor área de lazer aos pequenos.

Ainda falando sobre gastronomia, para os fãs de vinho e queijo, o bairro conta com a Vinícola Durigan, uma das mais tradicionais da cidade.

Restaurante Madalosso, em Curitiba

Centro Cívico

É onde está localizado os principais órgãos governamentais como, Palácio do Governo do Estado, Prefeitura, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça.

Por lá, também fica o Museu Oscar Niemeyer. A meia-entrada custa R$ 15. As visitas às quartas-feiras são gratuitas; a retirada do ingresso deve ser feita diretamente na bilheteria do museu até as 17h30.

Endereço: R. Marechal Hermes, 999 — Centro Cívico
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

Sede da Prefeitura de Curitiba

Mercês

Se a intenção é viajar e gastar pouco, este é o CEP ideal para ficar, por haver vários hostels econômicos por lá.

O bairro abriga a “Torre Eiffel” dos curitibanos. Inaugurada em 1991, permite visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana, além dos arredores da cidade.

Ainda é possível conhecer o painel de Poty Lazzarotto, aberto diariamente das 10h às 18h, que retrata a história de Curitiba e do telefone. A visita tem duração de 10 minutos, com ingresso a R$ 10.

Torre Panorâmica de Curitiba
  • No nosso canal do YouTube, você verá ainda mais recomendações de Curitiba e muitos outros destinos pelo mundo.

Como economizar na hospedagem em Curitiba?

Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir bem-estar durante a viagem é muito importante.

E para economizar dinheiro, sem perder a qualidade da hospedagem, nós indicamos muito o uso de um pesquisador de hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, possui todas as hospedagens, de todos os países, com ótimos preços — além de cobrirem ofertas.

Outro benefício oferecido é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a reserva sem pagar absolutamente nada. Vale a pena ver com antecedência! Você com certeza economizará.

Check-in no hotel

Quantos dias é ideal ficar em Curitiba?

Reserve, ao menos, 3 dias para hospedar-se em Curitiba. Existem muitos pontos turísticos para conhecer, como Jardim Botânico, Centro Histórico, Feira do Largo da Ordem, Rua das Flores e Museu Oscar Niemeyer; veja a lista completa no link acima.

Para economizar, recomendamos este pesquisador de hotéis, por ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço.

Calçadão da Rua das Flores

Como achar passagens baratas para Curitiba?

Além de ser uma capital, Curitiba é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por isso, será fácil encontrar inúmeras opções de passagens de avião. No entanto, o grande fluxo de ofertas pode confundir.

Esse é um dos motivos para recomendarmos este comparador de passagens aéreas

Usamos a plataforma porque é um jeito de descobrir rapidamente as informações dos melhores voos, pois o site compara os preços das companhias, além de mostrar várias opções de trajetos e horários.

  • Uma dica valiosa é procurar pela data do voo em dias de semana, pois às sextas, sábados e domingos o preço costuma ser muito maior. Outro detalhe importante é checar os horários: as passagens noturnas costumam ser mais baratas.
Avião no céu

Como economizar nos ingressos de passeios em Curitiba?

Curitiba promove diversos passeios gratuitos, mas há opções pagas. E comprar ingresso para passeios concorridos com antecedência é garantir preços mais acessíveis e evitar filas.

Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é uma plataforma de confiança, por ser um das mais famosas do mundo para obter ingressos. E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Curitiba:

  • Excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
  • Tour panorâmico por Curitiba
  • Tour noturno por Curitiba + jantar italiano
  • Tour gastronômico por Curitiba
Excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais é um dos 15 passeios indicados

Leia mais matérias sobre Curitiba: