Curitiba

O que fazer em Curitiba: 10 pontos turísticos famosos

Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui e Palácio Avenida estão entre as atrações mais famosas da capital paranaense

O que fazer em Curitiba: 10 pontos turísticos famosos

Curitiba possui diversos pontos turísticos gratuitos. Quase todos estão em um raio de, no máximo, 10 km do centro.

A cidade é rica em museus, parques, praças e lojas, além dos incontáveis bares e pubs para curtir a noitada com os amigos e família.

Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui e Palácio Avenida estão entre as atrações mais famosas; conheça:

1. Jardim Botânico de Curitiba

É um dos maiores cartões-postais e o ponto turístico mais visitado da cidade. Inspirado nos jardins franceses, estende tapete de flores aos visitantes logo na entrada. As plantas são atualizadas a cada estação.

O parque tem 245 mil metros quadrados e conta com diversas paisagens floridas, espaços para piqueniques e chafarizes. A principal atração, a estufa de 458 metros quadrados e 3.800 peças de vidro, abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica. A entrada é gratuita.

Endereço: R. Engo Ostoja Roguski, 690 — Jardim Botânico
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 19h30

Jardim Botânico de Curitiba

2. Ópera de Arame

Localizada dentro do Parque das Pedreiras, a grande cúpula de estrutura tubular e vidro foi construída em apenas 75 dias e inaugurada em 1992. Recebe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, com capacidade para 1.572 espectadores.

O espaço possui teatro, palco flutuante, restaurante, loja e atividades culturais. É possível chegar de transporte público; basta pegar a Linha 176 de ônibus. O passeio tem duração de 30 minutos.

Por lá, há vários points “instagramável”, perfeito para renovar o feed do Instagram.

Endereço: R. João Gava, 920 — Abranches
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

Ópera de Arame

3. Parque Barigui

Este parque não poderia ficar fora da listinha dos pontos turísticos de Curitiba. A área é cortada pelo Rio Barigui e ocupa 140 hectares de quatro bairros curitibanos. Na região, estão o Bosque Alemão e o Park Shopping Barigui.

O local dispõe três pistas para caminhada, bosques, ciclovia, pista de skate e patinação, parquinho para os pequenos, espaço para cachorros, academia, pavilhão de exposições, casa da leitura, restaurante, lanchonete e muito mais.

Ótima escolha para quem busca o que fazer em Curitiba sem gastar muito, pois a entrada é gratuita!

Endereço: Av. Cândido Hartmann, s/n — Bigorrilho
Horário de funcionamento: livre

Parque Barigui, em Curitiba

4. Palácio Avenida

O monumento foi construído em 1929 pelo imigrante sírio-libanês Feres Merhy e é considerado um dos edifícios mais históricos da cidade de CWB (sigla para Curitiba).

Com 18 mil metros quadrados, já abrigou lojas, escritórios, lojas, além do Cine Avenida, uma das primeiras salas de cinema da capital paranaense. Hoje é sede de um grande banco.

  • Dica: o imponente edifício ganha decoração especial durante o Natal; vale dar uma passadinha por lá e tirar foto com o Papai Noel.

Endereço: Av. Luiz Xavier, 11 — Centro
Horário de funcionamento: livre

Palácio Avenida, em Curitiba

5. Centro Histórico de Curitiba

Este ponto turístico é um dos mais importantes da capital paranaense. Famosa pelo zelo, Curitiba preserva as ruas do centro com arquitetura e muito charme. Por lá, existem muitos espaços direcionados aos pedestres, facilitando a locomoção.

No roteiro, há 27 pontos para curtir, como a Praça João Candido, onde estão o Belvedere e as Ruínas de São Francisco, Cine Passeio, Sesc Paço da Liberdade e até o moderno Memorial de Curitiba. A caminhada dura, em média, 2 horas.

Centro de Curitiba

6. Museu Oscar Niemeyer

Este museu, com toda certeza, não ficaria fora das recomendações de pontos turísticos de Curitiba. Assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2002 e é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. 

Possui cerca de 35 mil metros quadrados, sendo mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. O espaço conta, ainda, com biblioteca com mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa.  

A meia-entrada custa R$ 15. As visitas às quartas-feiras são gratuitas; a retirada do ingresso deve ser feita diretamente na bilheteria do museu até as 17h30.

Endereço: R. Marechal Hermes, 999 — Centro Cívico
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

Museu Oscar Niemeyer

7. Mercado Municipal de Curitiba

Esta visita é fundamental na lista de o que fazer em CWB. Fundado em 1958, é o principal e mais tradicional endereço para compras da capital paranaense, com produtos nacionais e importados.

O Mercado tem barracas com queijos, temperos, frutas, verduras, embutidos e carnes. Ainda é possível saborear pratos típicos curitibanos, como pão com bolinho, carne de onça e barreado.

Além das opções para comer, há lojas para comprar roupas, eletrônicos e artigos para casa.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 — Centro
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8h às 18h, aos domingos, das 8h às 13h

Mercado Municipal de Curitiba

8. Torre Panorâmica de Curitiba

A “Torre Eiffel” dos curitibanos certamente deve integrar a listinha dos pontos turísticos de Curitiba. A estrutura fica a 100 metros de altura, tendo vista em 360º da cidade.

Inaugurada em 1991, a torre permite visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana, além dos arredores da cidade. Ainda é possível conhecer o painel de Poty Lazzarotto, onde retrata a história de Curitiba e do telefone. A visita tem duração de 10 minutos, com ingresso a R$ 10.

Endereço: R. Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 — Mercês
Horário de funcionamento: segunda a segunda, das 10h às 18h

Torre Panorâmica de Curitiba

9. Praça do Japão

Apesar de simples, rápido e bonito, este ponto turístico reúne muita história. Inaugurado em 1962, abriga um memorial japonês, um monumento de Buda, lagos e casa inspirada na arquitetura japonesa. Por lá, há uma lojinha de souvenires e levar uma lembrancinha para a família e amigos.

Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n — Água Verde
Horário de funcionamento: livre

Praça do Japão, em Curitiba

10. Museu do Holocausto de Curitiba

Inaugurado em 2011, é o primeiro museu a representar o Holocausto no Brasil e relembrar momentos de horror passados pela comunidade judaica durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).

Com objetivo de promover a reflexão sobre intolerância contra povos e minorias, conta com acervo fotográfico, documentos e peças históricas sobre as vítimas, heróis e sobreviventes do genocídio.

Este passeio, sem dúvidas, merece atenção, especialmente pela reflexão, além de ser espaço na luta contra o ódio, racismo e preconceito.

A visita é gratuita; basta fazer o agendamento no site. Crianças com até 12 anos não podem entrar no estabelecimento.

Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 — Bom Retiro
Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 8h30 às 11h30, e 14h30 às 17h30, às sextas, das 8h30 às 11h30, aos domingos, das 9h ao meio-dia

Museu do Holocausto de Curitiba
  • No nosso canal do YouTube, você verá ainda mais recomendações de Curitiba e muitos outros destinos pelo mundo.

Como achar passagens baratas para Curitiba?

Além de ser uma capital, Curitiba é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por isso, será fácil encontrar inúmeras opções de passagens de avião.

No entanto, o grande fluxo de ofertas pode confundir, por isso, indicamos este comparador de passagens aéreas

Usamos a plataforma porque é um jeito de descobrir rapidamente as informações dos melhores voos, pois o site compara os preços das companhias, além de mostrar várias opções de trajetos e horários.

  • Uma dica valiosa é procurar pela data do voo em dias de semana, pois às sextas, sábados e domingos o preço costuma ser muito maior. Outro detalhe importante é checar os horários: as passagens noturnas costumam ser mais baratas.
Avião no céu

Como economizar na hospedagem em Curitiba?

Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir bem-estar durante a viagem é muito importante.

Para economizar dinheiro, sem perder a qualidade da hospedagem, recomendamos este pesquisador de hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, possui todas as hospedagens com ótimos preços, além de cobrirem ofertas.

Outro benefício oferecido é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a reserva sem pagar absolutamente nada.

Quarto de hotel

Como economizar nos ingressos de passeios em Curitiba?

Curitiba promove diversos passeios gratuitos, mas há opções pagas. E comprar ingresso para passeios concorridos com antecedência é garantir preços mais acessíveis e evitar filas.

Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é uma plataforma de confiança, por ser um das mais famosas do mundo para obter ingressos. E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Curitiba:

  • Excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
  • Tour panorâmico por Curitiba
  • Tour noturno por Curitiba + jantar italiano
  • Tour gastronômico por Curitiba
Centro de Curitiba

Leia mais matérias sobre Curitiba: