Roma

O que fazer em 4 dias em Roma

Veja o que fazer em 4 dias em Roma!

O que fazer em 4 dias em Roma

Veja o que fazer em 4 dias em Roma com todas as informações e dicas necessárias para fazer um roteiro incrível por lá!

Primeiro dia em Roma

Em seu planejamento de 4 dias em Roma, indicamos que comece indo para o Coliseu, um dos maiores pontos turísticos.

Ele foi construído em 72 d.C e servia como uma arena para apresentações de lutas entre gladiadores e animais ferozes. Visitar o local é imperdível, pois ele possui grande importância na história local.

Dica especial: Você pode se dirigir até a Piazza dell Colosseo e adquirir seu ingresso nas bilheterias do Coliseu. No entanto, para evitar as filas enormes, recomendamos que você compre sua entrada pela internet. Inclusive, ao fim da matéria, indicamos uma agência que oferta esse serviço com ótimos valores.

Durante a tarde, aproveite e se delicie com a culinária local e prove uma ótima taça de vinho. Depois do almoço indicamos a visitação à Piazza di Spagna, famosa pelos 135 degraus que levam até a igreja Trinità dei Monte.

    • A curiosidade é que o nome dessa praça foi pensado porque no século XVII toda a área em que ela está localizada, pertencia à embaixada espanhola em Roma, antes mesmo da Itália ser definida como nação.

Ao fim do dia, conheça o Panteão de Roma, que é a única construção da época greco-romana que ainda está em perfeito estado de conservação no mundo inteiro.

Ele também é conhecido como Pantheon, e foi construído em homenagem a todos os deuses romanos. No entanto, atualmente várias personalidades são enterradas no local, a exemplo dos pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I, e a rainha Margherita.

É um lugar que não pode ficar de fora da sua lista de passeios, pois é muito bonito, a entrada é gratuita e, logo em frente ao Panteão, há uma praça muito charmosa com ótimos restaurantes.

A dica principal é visitá-lo pelo dia, aproveitando para explorar o local e fazer belas fotos. Mas também indicamos retornar ao entardecer e aproveitar um dos ótimos restaurantes em seu entorno.

Segundo dia em Roma

Após um dia recheado de turismo, recomendamos que passeie pela cidade e conheça a bela Fontana di Trevi.

O local é sempre bastante frequentado e reza a lenda que ao jogar uma moeda na fonte seu desejo será realizado, além de que você retornará a cidade.

Na sequência, vá para uma das praças mais famosas de Roma: a Praça Veneza. Ela possui o incrível Vittoriano, um monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II. É tido como um dos maiores museus do mundo, além de fornecer uma belíssima vista da cidade. Por isso, você precisará de tempo para conhecê-lo!

Ao final do dia, aproveite para conhecer algum restaurante local e fazer uma refeição agradável.

Terceiro dia em Roma

No terceiro dia do seu planejamento de 4 dias em Roma, indicamos que conheça a bela Basílica di San Giovanni in Laterano. Ela é a catedral mais antiga e uma das cinco papais mais importantes do mundo.

Além disso, a basílica foi edificada no início do século IV e inaugurada em 324 sob a ordem de Constantino. Atualmente, a Basilica di San Giovanni in Laterano é bem preservada e possui o estilo barroco.

Inclusive o próprio Papa, que tem o título de bispo de Roma, celebra missas todas as quintas-feiras na basílica.

Na sequência, conheça as atrações do Monte Capitolino que foi o centro das atividades políticas desde os primórdios de Roma.

Por lá ficam três palácios, que são o Palazzo Nuovo, o dos Conservatori e o de Senatorio. Nos dois primeiros funcionam os Museus Capitolinos e o último serve de sede para a prefeitura de Roma.

Vale pontuar que os museus Capitolinos são divididos entre 6 espaços: Palácio dos Conservadores, onde fica a obra original da Loba Capitolina de Rômulo e Remo, Palácio dos Senadores, Palácio Clementino-Caffarelli, Palácio Novo, Galeria Lapidaria e Central Montemartini.

Ademais, no centro Piazza Campidoglio está a conhecida equestre do imperador Marco Aurélio. Porém, a que está no local é uma réplica, enquanto que a original encontra-se dentro dos Museus Capitolinos.

Quarto dia em Roma

Em seu último dia na cidade italiana, recomendamos que conheça o Vaticano. Lá é a sede da igreja católica e também cidade-estado, que possui todo um contexto histórico e cultural que não pode faltar no seu roteiro a Roma.

Comece conhecendo a Piazza di San Pietro, que fica em frente à Basílica de São Pedro. Ela é uma praça emblemática e possui um belíssimo estilo barroco.

Na sequência, se dirija para a Basílica que mencionamos acima. O interior dela  é o abrigo de várias obras de arte importantes que datam dos séculos XI, XVII, XII, além de possuir bastante ouro, o que a torna bem rica em detalhes.

Vale pontuar que para entrar na basílica é necessário que tanto homens quanto mulheres tenham os ombros e joelhos cobertos. Também é proibido entrar com decotes, além da entrada ter um detector de metais.

Na parte da tarde, aproveite para conhecer a Capela Sistina e o Museu do Vaticano. Ambos estão na lista das melhores atrações turísticas desse destino, além de serem patrimônios de Roma.

A dica é reservar seu passeio pela internet, para evitar filas e impasses. Vale ressaltar que os museus funcionam todos os dias, de segunda a domingo, exceto alguns feriados.

Ao final do dia, indicamos que conheça um dos restaurantes que estão dispostos próximos ao Vaticano. Eles são ótimos e você poderá se deliciar com os pratos típicos locais.

Dicas para passeios e excursões em Roma

Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos de viagem pela internet é sempre a melhor opção, em nossa opinião.

Nós já viajamos bastante e, depois de muito pesquisar, testar e conhecer, descobrimos a empresa que faz os melhores passeios em Roma, com preços muito bons.

Basta acessar Ingressos para os passeios em Roma  e já conferir todos os passeios disponíveis e valores.

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!