Budapeste

O que fazer em Budapeste: 12 melhores passeios

Saiba o que fazer em Budapeste, conheça a capital da Hungria e tenha uma experiência incrível nesta cidade europeia!

Budapeste, Hungria

Saiba o que fazer em Budapeste, conheça a capital da Hungria e tenha uma experiência incrível nesta cidade europeia!

Budapeste é a capital da Hungria e é uma cidade que está dividida em duas partes: Buda e Peste. Essa divisão se dá pelo Rio Danúbio, que passa ao meio dela. Conheça mais sobre o local e saiba o que fazer em Budapeste abaixo:

1. Rio Danúbio

O Rio Danúbio é um dos pontos mais importantes de Budapeste, afinal, ele marca a divisão da cidade. É a passagem de diversos navios e barcos europeus, já que ele traspassa vários países do continente.

Rio Danúbio, Budapeste, Hungria


É possível conhecê-lo de barco ou também atravessando alguma das pontes que estão acima dele, algumas são:
  • Széchenyi Lánchíd: a Ponte das Correntes de Széchenyi atravessa os lados oeste e leste da cidade, tendo de um lado a Praça Széchenyi e do outro, a Praça Adam Clark. Esta foi a primeira ponte construída sobre o Rio Danúbio.
  • Margit híd: a Ponte Margaret é a segunda ponte mais antiga de Budapeste e fica no lado norte. Os extremos da ponte são a praça Jászai Mari e do outro, o Parque Germanus Gyula.
  • Szabadság: também conhecida como “Ponte da Liberdade”, é a ponte que está mais ao sul das pontes públicas da cidade. De um lado, está a praça Gellért e do outro, a praça Fővám.
  • Erzsébet híd: a Ponte Elisabeth é uma das marcas da história de Budapeste, já que até 1923 era considerada uma das maiores pontes de correntes do mundo. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, ela sofreu muitos danos e teve que ser substituída. Hoje, ela conecta a praça Gellért a praça Ferenciek.
Ponte Margaret, Budapeste, Hungria


2. Castelo de Buda

O Castelo de Buda está localizado na Colina do Castelo, ligado à Praça Adam Clark e à ponte Széchenyi Lánchíd. Ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) um dos Patrimônios da Humanidade. É preciso pegar um funicular para chegar no Castelo, já que ele fica em uma colina.

Castelo de Buda, Budapeste, Hungria


O pátio principal e seus jardins podem ser acessados de forma gratuita, porém as três alas do edifício principal exigem uma taxa de entrada para as atrações. A entrada para a Galeria Nacional Húngara custa cerca de 3200 HUF (florins húngaros, a moeda da Hungria), o Museu de História de Budapeste cobra 2000 HUF no ingresso e o acesso à Biblioteca Nacional Széchenyi é gratuito.

3. Bastião dos Pescadores

O Bastião dos Pescadores é um mirante localizado na colina de Buda, proporcionando uma linda vista para Peste. Ele é formado por sete torres, onde cada uma representa uma tribo magyar, os fundadores da Hungria. A estrutura dele é semelhante à de um castelo, embora não seja.

Bastião dos Pescadores, Budapeste, Hungria


A entrada para o mirante principal é gratuita, já para o acesso às torres e aos mirantes mais altos é preciso pagar uma taxa de 1000 HUF.

4. Parlamento de Budapeste

O Parlamento de Budapeste é um dos monumentos mais importantes para a cidade e para a Hungria, considerado até o “orgulho da nação”. O interior dele pode ser visitado, tendo diversos locais dentro dele, como a Sala da Cúpula, a Antiga Câmara Alta e as escadarias (no total, são 28).

Parlamento de Budapeste, Budapeste, Hungria


As visitas só podem ser agendadas no dia. Adultos que não sejam cidadões europeus pagam 10000 HUF e pessoas entre 6 a 24 anos que não sejam cidadões europeus pagam 5000 HUF. Crianças com menos de 6 anos não pagam.

5. Ópera de Budapeste

O edifício da Ópera de Budapeste é um dos edifícios neorrenascentistas mais importantes da Hungria. Para visitar o local, é possível realizar uma visita guiada ou você também pode adquirir um ticket para alguma apresentação de ópera ou ballet, que acontecem quase todos os dias.

Ópera de Budapeste, Budapeste, Hungria


Os preços das apresentações variam de acordo com a atração, portanto não há valores fixos. Já as visitas guiadas custam 9000 HUF e crianças não pagam.

6. Igreja de Mathias

A Igreja de Mathias, ou como oficialmente é chamada em Budapeste, Igreja de Nossa Senhora, é a igreja católica mais conhecida da cidade. Por conta da sua acústica, frequentemente são realizados concertos de música clássica e de órgão.

Igreja de Mathias, Budapeste, Hungria


7. Termas de Széchnyi

As Termas de Széchnyi são um ótimo lugar para quem realizar tratamentos com águas termais. Dentro do local há piscinas normais, piscinas com água termal, piscinas com jacuzzi e hidromassagem, espaços para banhos de sol e até sauna. Alguns dos serviços realizados no local são massagens, manicure e pedicura, aulas de exercícios na água e banhos medicinais.

Termas de Széchnyi, Budapeste, Hungria


Os tratamentos e banhos custam a partir de 5200 HUF, podendo ser adquiridos online ou até no próprio local.

8. Museu de Belas Artes de Budapeste

O Museu de Belas Artes de Budapeste está composto por artes internacionais (não-húngaras) e contém seis seções: coleção gráfica, coleção moderna, pinturas antigas, arte antiga, arte egípcia, e escultura antiga. É um dos museus mais importantes da cidade, tendo mais de 500 mil visitantes anuais, afinal, há obras de artistas como Picasso e El Greco no seu interior.

Museu de Belas Artes, Budapeste, Hungria


Adultos pagam 3400 HUF, já as crianças com menos de 6 anos e os adultos maiores de 70 anos não pagam.

Se você gosta de museus, também pode visitar:

  • Museu Nacional da Hungria
  • Museu Etnográfico
  • Casa do Terror
  • Szoborpark
  • Museu Aquincum
  • Museu de História Natural Húngara
  • Memorial do Holocausto

9. Castelo de Vajdahunyad

O Castelo de Vajdahunyad fica localizado no parque Városliget e sua construção é uma homenagem a diversos edifícios famosos que fazem parte da história da Hungria. O local reúne detalhes de cerca de 20 edificações do país e hoje, abriga o Museu da Agricultura Húngara.

Castelo de Vajdahunyad, Budapeste, Hungria


10. Zoológico e Jardim Botânico de Budapeste

O Zoológico e Jardim Botânico de Budapeste é um dos zoológicos mais antigos do mundo, tendo mais de 10 mil animais de 1020 espécies diferentes. Já no jardim botânico há mais de 2 mil espécies de plantas. O custo do ingresso para adultos é de 4500 HUF, 3200 HUF para crianças entre 2 a 18 anos, estudantes e adultos acima dos 65 anos, e 300 HUF para bebês abaixo de dois anos.

Zoológico de Budapeste, Budapeste, Hungria


11. Conheça a culinária local

A Hungria tem uma culinária única e você provavelmente é uma das coisas que irá fazer em Budapeste. Saiba quais são alguns dos ingredientes, pratos e até bebidas que você poderá encontrar e experimentar quando estiver na cidade:

  • Pörkölt: ensopado de carne cozido na gordura de porco, temperado com páprica e vegetais.
  • Paprikás csirke e galuska: nada mais que é que galinha com um molho cremoso de páprica acompanhado com uma massa feita de ovo, farinha e sal.
  • Gulyás: ensopado de carne feito com páprica e legumes.
  • Kürtőskalác: esse doce consiste em uma massa enrolada em forma de cilindro, coberta com canela e açúcar, podendo também vir com nozes.
  • Túró Rudi: coalhada banhada em chocolate.
Túró Rudi, Budapeste, Hungria


12. Faça compras em Budapeste

Budapeste não é um local tão comum para realizar compras, mas há lojas, mercados e shoppings na cidade. Algumas lojas que tem o adesivo “Tax Refund” ou “Tax Free” na vitrine, podem te retornar 20% do valor dos impostos cobrados nos produtos acima de 50 mil florins húngaros. É só avisar ao atendente isso no momento da compra. Já no aeroporto, você precisará mostrar o recibo da compra e o dos impostos para conseguir o estorno.

Mercado Central de Budapeste, Budapeste, Hungria


Conheça alguns locais para realizar suas compras durante sua estadia em Budapeste:

  • Rua Váci: conta com 1 quilômetro de lojas e varia entre as lojas de artesanato local e as grifes mundiais.
  • Mercado Central de Budapeste: é uma ótima opção quem busca souvenirs e produtos típicos. Além disso, também há barracas de frutas, carnes e doces.
  • Av. Andrassy: conta com as lojas de grifes de luxo mais conhecidas do mundo, como Dior, Dolce & Gabbana e Gucci.

  • Quer conhecer outras cidades além de Budapeste? Acesse nosso canal no YouTube agora e descubra diversos destinos do mundo todo!

Ingressos para as atrações em Budapeste

Para evitar filas e preços exorbitantes, comprar ingressos pela internet é sempre a melhor opção. Por aqui, vamos te mostrar a opção que sempre usamos, para diversos destinos, e que é o maior site de ingressos e excursões do mundo, com todas as opções e compras muito seguras.

A plataforma permite que você conheça algumas das atrações mais procuradas, por um preço ótimo e de forma segura – confira aqui nesse site de ingressos para as atrações em Budapeste.

Economize ao máximo na sua viagem para Budapeste

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como economizar muito em Budapeste, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Budapeste, da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Hungria e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Budapeste. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Budapeste, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Budapeste para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!