França

Roteiro de 15 dias pela França

Saiba tudo sobre o roteiro de 15 dias pela França.

Costa Azul na França

Saiba tudo sobre o roteiro de 15 dias pela França. Se você pretende visitar a França, veja as melhores dicas de passeios para a sua viagem.

1º a 4º dias pela França: Paris

Para iniciar o roteiro de 15 dias pela França, comece pela capital, Paris. No primeiro dia pela manhã, visite a Torre Eiffel e se possível, chegue cedo para evitar multidões e desfrutar das vistas da cidade. Assim, faça um passeio de barco pelo rio Sena para admirar as principais atrações. Muitos passeios oferecem narração informativa sobre os pontos turísticos.

Paris na França

Já à tarde, dirija-se ao Museu do Louvre para explorar algumas das obras-primas mais famosas do mundo, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. Contudo, como o tempo é limitado, concentre-se nas principais obras de arte.

Museu do Louvre na França

Logo depois, passeie até a Catedral de Notre-Dame para admirar a arquitetura gótica e a atmosfera histórica da Île de la Cité. Dessa forma, para uma pausa relaxante, visite os Jardins de Luxemburgo, um lugar encantador para caminhar e apreciar a beleza dos jardins e do Palácio de Luxemburgo.

Avenue des Champs-Élysées em Paris

Aproveite também para fazer compras na Avenue des Champs-Élysées. Por lá, você encontrará uma variedade de marcas de moda internacional, lojas de departamento, como também eletrônicos e butiques.

Mickey Mouse na Disney de Paris

Portanto, o terceiro e quarto dia pela região da capital Francesa podem ser ótimos para conhecer a Disney de Paris, que conta com dois parques: Disneyland Paris e Walt Disney Studios.

5º dia pela França: Fontainebleau

Já para o quinto dia, vá até Fontainebleau. A cidade é conhecida por seu magnífico Château de Fontainebleau, um palácio real com uma história rica, assim, comece o dia por lá.

Chateau de Fontainebleau na França

Dedique algumas horas para percorrer os impressionantes salões, quartos e jardins do palácio, que foi residência de monarcas franceses, incluindo Napoleão Bonaparte. Logo, passeie pelos belos jardins projetados por André Le Nôtre, o mesmo paisagista responsável pelos jardins do Palácio de Versalhes. Assim, desfrute de um momento tranquilo nos jardins.

Chateau em Fointanebleau

Explore a vila de Fontainebleau. Caminhe pelas ruas charmosas, visite lojas locais e pare para almoçar em um dos restaurantes acolhedores. Além disso, se você gosta de atividades ao ar livre, considere uma caminhada ou um passeio pela Floresta de Fontainebleau. Esta floresta é famosa por suas trilhas e escaladas, então, dependendo do seu interesse, escolha uma atividade que se alinhe ao seu gosto.

Interior do Chateau de Fointanebleau

Visite o Museu Napoléon e Diana, que está localizado no centro da cidade. Este museu é dedicado a Napoleão Bonaparte e à deusa Diana, e possui uma coleção de artefatos históricos. Encerre o dia com um jantar relaxante em um dos restaurantes da vila, desfrutando da culinária local.

6º dia pela França: Chantilly

Para continuar o roteiro de 15 dias pela França, visite Chantilly, localizada a cerca de 50 km ao norte de Paris, conhecida por seu belo Château de Chantilly e pelos encantadores jardins. Comece o dia explorando o Chateau, um dos mais famosos castelos na região de Paris. Sendo assim, dedique tempo para visitar os apartamentos luxuosos, a Grande Galeria de Pinturas e a Capela.

Castelo de Chantilly na França

Passeie pelos jardins projetados por André Le Nôtre, que também projetou os jardins de Versalhes. Explore o Jardim Francês e o Jardim Inglês, e admire os lagos, fontes e esculturas. Dessa forma, desfrute de um almoço relaxante em um dos restaurantes dentro do Domínio de Chantilly. Alguns restaurantes oferecem vistas panorâmicas dos jardins.

Interior do Castelo de Chantilly na França

Visite o Museu Condé, localizado no Château de Chantilly. Este museu abriga uma impressionante coleção de pinturas, manuscritos, bem como livros raros e objetos de arte. Se estiver interessado em corridas de cavalos, dê um passeio pelo hipódromo de Chantilly. Dessa maneira, você pode ter sorte e pegar uma corrida, dependendo da época do ano.

Obras no Castelo de Chantilly na França

Assim, explore o centro da cidade de Chantilly, conhecido por suas ruas pitorescas, lojas encantadoras e cafés acolhedores. Encerre o dia com um jantar em um restaurante local, experimentando a culinária regional.

7º pela França: Lille

Assim, no sétimo dia, visite Lille e comece o dia na Grand Place, o centro histórico da cidade. Explore a arquitetura e aproveite para tomar um café em um dos cafés locais. Passeie pelo encantador bairro de Vieux Lille, conhecido por suas ruas de paralelepípedos e arquitetura medieval. Conheça as boutiques, lojas de antiguidades e sinta a atmosfera local.

Cidade de Lille na França

Depois, visite o Palais des Beaux-Arts, que abriga uma vasta coleção de arte, incluindo pinturas, esculturas e arte decorativa. Mesmo que tenha pouco tempo, escolha algumas peças que mais lhe interessam.

Palais des Beaux-Arts em Lille

Assim, vá em um dos restaurantes locais em Vieux Lille para um almoço agradável. Experimente os pratos locais ou uma refeição rápida em uma brasserie, bem como visite a Citadelle de Lille, uma fortaleza militar bem preservada.

Citadelle em Lille

Depois, faça um rápido passeio pelas lojas na Rue de la Grande Chaussée para aproveitar as oportunidades de compras. Esta rua é conhecida por suas boutiques elegantes e lojas de moda.

Centro de Lille na França

Portanto, para finalizar, passeie pela Place Rihour, conhecida por sua arquitetura e pela Fonte da Deusa. Aproveite para jantar em um dos restaurantes da região. Se houver tempo e energia, dê um passeio noturno pelo centro da cidade para apreciar a iluminação e a atmosfera noturna de Lille.

8º dia pela França: Versalhes

Comece o oitavo dia cedo para evitar as multidões na cidade de Versalhes. Explore o impressionante Palácio de Versalhes, incluindo os Apartamentos Reais, a Galeria dos Espelhos e a Capela Real. Considere fazer uma visita guiada para aprender mais sobre a história e detalhes do palácio.

Palácio de Versalhes na França

Após visitar o palácio, dedique algum tempo para explorar os extensos Jardins de Versalhes. Passeie pelos caminhos, admire as fontes e estátuas, e desfrute da paisagem tranquila. Se preferir, alugue uma bicicleta ou um carrinho de golfe para explorar os jardins mais rapidamente.

Jardins de Versalhes na França

Desfrute de um almoço em um dos restaurantes locais próximos ao Palácio. Muitos lugares oferecem especialidades francesas tradicionais. Após o almoço, visite o Trianon, que inclui o Grand Trianon e o Petit Trianon. Explore também o Domaine de Marie-Antoinette, um local tranquilo que era o refúgio privado da rainha.

Grand Trianon em Versalhes

Sendo assim, volte ao Palácio de Versalhes no final do dia, se quiser capturar a atmosfera mágica ao entardecer. As fachadas do palácio e dos jardins são iluminadas, proporcionando uma experiência única. Verifique se há espetáculos noturnos especiais nas fontes, que são realizados em determinadas épocas do ano. Este espetáculo oferece uma experiência única com iluminação especial e música nos jardins.

9º dia pela França: Meaux

No nono dia, visite Meaux, localizada a cerca de 40 km a leste de Paris, é uma cidade com uma história muito rica. Comece o dia visitando a Catedral de Saint-Étienne. Esta majestosa catedral gótica dos séculos XII e XIII, é conhecida por sua arquitetura impressionante.

Catedral de Saint-Étienne em Meaux

Em seguida, explore o Museu da Grande Guerra, dedicado à história da Primeira Guerra Mundial. Descubra exposições fascinantes e artefatos que levam você uma visão em uma viagem pela história.

Museu da Grande Guerra em Meaux

Desfrute de um almoço em um dos restaurantes locais no centro da cidade. Experimente a culinária local, assim como descanse um pouco antes de continuar. Depois, faça um passeio pelo centro histórico de Meaux, explorando suas ruas charmosas e admirando a arquitetura local. Visite lojas e boutiques se tiver interesse em compras.

Parc Naturel du Patis em Meaux

Ao final, dê um passeio relaxante no Parc Naturel du Pâtis, um parque público próximo ao centro da cidade. Portanto, termine o dia com um jantar em um restaurante local e experimente pratos tradicionais franceses, e desfrute da atmosfera acolhedora da cidade. Verifique se há eventos culturais ou apresentações locais acontecendo durante a noite.

10º dia pela França: Nantes

Já um pouco mais longe de Paris, está Nantes. Comece o dia por lá, com um café da manhã no Le Nid, localizado no 32º andar da Torre Bretagne. Além da comida saborosa, você terá uma vista panorâmica da cidade. Depois, dirija-se ao Castelo dos Duques da Bretanha e explore as muralhas, torres e os jardins. O museu dentro do castelo também é uma boa opção.

Castelo dos Duques da Bretanha em Nantes

Assim, almoce no famoso restaurante La Cigale, local histórico conhecido por sua arquitetura art nouveau e sua culinária. Depois, passe a tarde explorando as Máquinas da Ilha, uma atração única que combina arte, mecânica e criatividade. Destaques por lá incluem o Grande Elefante, o Carrossel dos Mundos Marinhos e o Espetáculo dos Heróis.

Máquinas da Ilha em Nantes

Também faça um passeio de barco pelo Rio Erdre para desfrutar das paisagens encantadoras e da tranquilidade. Dessa forma, algumas empresas oferecem passeios de barco, proporcionando uma vista diferente da cidade.

Bairro Bouffay em Nantes

À noite, as Máquinas da Ilha ganham vida com uma atmosfera mágica e iluminada. Se houver espetáculos noturnos ou eventos especiais, não perca a chance de participar. Por fim, termine o dia explorando o charmoso Bairro Bouffay. Conhecido por suas ruas de paralelepípedos, lojas encantadoras e cafés, é o lugar perfeito para uma caminhada noturna.

11º dia pela França: Lyon

Inclua Lyon em seu roteiro e comece o dia com um café da manhã no Le Pain Quotidien, localizado no coração da cidade. Depois, explore o charmoso bairro de Vieux Lyon, com sua arquitetura medieval. Visite a Catedral Saint-Jean e suba até a Basílica de Notre-Dame de Fourvière para uma vista panorâmica da cidade.

Basílica de Notre-Dame em Lyon

Experimente a autêntica culinária de Lyon em um dos famosos “bouchons”. Esses restaurantes tradicionais oferecem vários pratos típicos, como quenelle e salada lyonnaise. Depois, vá ao Museu de Belas Artes, com uma vasta coleção de pinturas e esculturas. O museu está situado em um edifício que é considerado uma verdadeira joia cultural.

Museu de Belas Artes de Lyon

Ainda, relaxe no Parc de la Tête d’Or, um dos maiores parques urbanos da França. Passeie pelos jardins, visite o zoológico e aproveite o local. Depois, dirija-se a Les Halles de Lyon, um mercado coberto, e experimente algumas iguarias locais. O mercado é uma homenagem ao famoso chef Paul Bocuse, e você encontrará uma variedade de produtos frescos.

Parc de la Tête d'Or em Lyon

Passeie ao longo das margens do rio Saône à noite. Considere fazer um cruzeiro noturno pelo rio para uma experiência ainda mais especial. Termine o dia na Place des Terreaux, onde poderá admirar a Fonte Bartholdi iluminada. Se estiver visitando em dezembro, durante a Fête des Lumières, Lyon ganha vida com instalações luminosas por toda a cidade.

12º dia pela França: Toulouse

Inicie o dia com um café da manhã no Café de la Concorde, localizado na Place du Capitole. Aproveite os croissants frescos e a atmosfera da praça central da cidade. Sendo assim, depois visite o Capitólio, o edifício que abriga a prefeitura e a ópera da cidade. Passeie pelo local, admire a arquitetura e as esculturas.

Place du Capitole em Toulouse

Assim, vá para o Marché Victor Hugo para um almoço delicioso. Este mercado coberto oferece uma variedade de opções, desde queijos locais até pratos da culinária regional. Visite a Basilique Saint-Sernin, uma igreja românica que é Patrimônio Mundial da UNESCO, explore o interior e descubra a história religiosa da região.

Basilique Saint-Sernin em Toulouse

Relaxe no Jardim das Plantas, admire a variedade de plantas e aproveite um momento de tranquilidade. Para os entusiastas do espaço, o Cité de l’Espace oferece uma experiência única com exposições interativas, observatórios, bem como réplicas de naves espaciais. Se viajar com a família, é uma atração emocionante para todas as idades.

Canal du Midi em Toulouse

Dessa forma, termine o dia com um passeio noturno pelo Canal du Midi. As margens iluminadas e as pontes refletidas na água criam uma atmosfera incrível. Considere parar em um dos bares ou cafés ao longo do canal para uma pequena refeição.

13º dia pela França: Montpellier

Por fim, separe o 13º dia para ir a Montpellier. Comece o dia com um café da manhã no La Panacée, um espaço cultural multifuncional. Depois, explore a movimentada Place de la Comédie, o coração de Montpellier.

Place de la Comédie em Montpellier

Aproveite a arquitetura da Ópera Comédie e tire um tempo para passear pela praça, onde você encontrará lojas, cafés e artistas de rua. Desfrute de um almoço descontraído no La Petite Table, um restaurante que oferece pratos frescos em um ambiente agradável.

Parque Royale du Peyrou em Montpellier

Logo depois, passeie pelo Parque Royale du Peyrou e admire a majestosa Château d’Eau. Também visite o Musée Fabre, um dos museus de arte mais importantes do sul da França. A coleção abrange desde a Idade Média até a arte contemporânea, proporcionando portanto, uma visão abrangente da história da arte.

Musée Fabre em Montpellier

Para concluir os passeios, explore o bairro Antigone, conhecido por sua arquitetura única e contemporânea. Termine o dia com um passeio noturno pela Promenade du Peyrou. As luzes suaves destacam o local.

14º dia pela França: Marselha

No 14º dia, você pode visitar Marselha, a segunda maior cidade da França. localizada na costa sul do país. Comece o dia explorando o antigo porto de Marselha. Logo, passeie pela orla marítima, observe os barcos de pesca e iates, como também aproveite para tomar um café em um dos cafés à beira-mar.

Porto de Marselha

Suba até a Basílica de Notre-Dame de la Garde para ter uma vista panorâmica da cidade. A basílica é um dos marcos mais conhecidos de Marselha. Desça do topo da colina e explore o bairro Le Panier, o bairro mais antigo de Marselha. Ruas estreitas, praças encantadoras e fachadas coloridas caracterizam este bairro cheio de charme.

Catedral em Marselha

Depois, visite a Catedral de Marselha, também conhecida como La Major. Esta catedral impressionante é uma obra-prima da arquitetura do século XIX. Para o almoço, vá até Les Terrasses du Port, um moderno centro comercial à beira-mar, onde você encontrará uma variedade de restaurantes e cafés com vista para o porto.

MuCEM em Marselha

Explore o MuCEM, um museu dedicado à cultura do Mediterrâneo. Além das exposições, o próprio edifício é uma obra arquitetônica impressionante. À noite, explore o bairro Le Cours Julien, e se preferir, jante em um dos restaurantes à beira do antigo porto. Muitos deles oferecem frutos do mar frescos e pratos tradicionais da Provença.

15º dia pela França: Cannes

Para o décimo quinto dia, localizada perto de Marselha, está Cannes. Comece o dia por lá, com um agradável passeio ao longo da famosa Boulevard de la Croisette. Aprecie a vista do Mar Mediterrâneo, os iates luxuosos e os edifícios históricos. Depois, visite o Palácio dos Festivais, conhecido pelo prestigioso Festival de Cannes.

Palácio dos Festivais em Cannes

Suba a colina até Le Suquet, a parte antiga da cidade, e escolha um dos encantadores restaurantes locais para almoçar. A vista panorâmica de Cannes lá de cima é espetacular. Explore o Museu da Castre, localizado no topo de Le Suquet. Este museu abriga uma coleção diversa de arte e objetos de todo o mundo.

Museu da Castre em Cannes

Portanto, reserve algum tempo para compras ao longo da Rue d’Antibes, uma rua movimentada repleta de lojas de moda, joalherias e butiques elegantes. Dessa forma, depois relaxe na praia de La Croisette.

Vieux Port em Cannes

Muitos restaurantes à beira-mar oferecem cadeiras de praia para quem deseja aproveitar o sol e o mar. Sendo assim, desfrute também de um jantar em um dos restaurantes ao longo do Vieux Port, apreciando a vista noturna do porto. Em conclusão, antes de planejar a sua viagem, as principais cidades turísticas da França devem entrar em seu roteiro, para que você visite os pontos mais famosos do país.

Economize ao máximo na sua viagem a Paris:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Paris, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Paris da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela França e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Paris. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Paris, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Paris para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!