Salzburgo

O que fazer em Salzburgo: 10 melhores passeios

Veja uma lista de o que fazer em Salzburgo, com os 10 melhores passeios. Você vai descobrir que a Áustria é mais do que apenas Viena!

O que fazer em Salzburgo: 10 melhores passeios

Áustria é muito mais do que Viena, por isso separamos uma lista de o que fazer em Salzburgo. Veja os 10 melhores passeios para fazer na cidade natal de Mozart!

1. Palácio Mirabell

Em 1996, o centro histórico de Salzburgo foi declarado patrimônio mundial da UNESCO. Também conhecido como Altstadt, ou Cidade Velha, tudo por lá é muito preservado! Ao explorar suas ruas, você vai encontrar várias construções barrocas e renascentistas, estátuas, moinhos de água e muita área verde. Uma dessas construções é o Palácio Mirabell.

Parada imperdível, ele é enorme e super antigo. Construído por volta de 1600 (não se sabe o ano exato), fica na margem do rio Salzach e tem um estilo arquitetônico barroco. Foi uma obra encomendada pelo príncipe-arcebispo de Salzburgo da época. Os jardins que ficam ao redor do prédio impressionam, são gigantes e super coloridos. Hoje, o interior do edifício abriga a prefeitura da cidade.

Uma curiosidade interessante sobre o Mirabell é que ele foi usado como cenário do filme Noviça Rebelde. Além disso, Mozart, ainda jovem, se apresentou no Salão de Mármore do Palácio junto com a irmã. Até hoje, concertos de música clássica acontecem no Teatro Hedge, que fica no espaço.

Aliás, por falar em Noviça Rebelde, tem um passeio que faz um tour por todas as locações usadas no filme. Vale muito a pena fazer, especialmente se você assistiu ao filme. Essa empresa do link é que a gente mais gosta para contratar esse tipo de serviço. Eles oferecem um ótimo preço. Além disso, é legal que dá para ver avaliações de quem fez o passeio.

2. Catedral de Salzburgo

Uma obra-prima arquitetônica, a Catedral de Salzburgo é uma construção barroca do século XVII. A história da Catedral ficou marcada por dois incêndios, que fizeram com que ela tivesse que ser reconstruída duas vezes.

A fachada é super bonita, mas vale a pena entrar para ver a cúpula toda pintada, os órgãos e a pia onde foi batizado ninguém mais, ninguém menos do que Mozart. Ela também fica no Centro Histórico.

3. Casas de Mozart

Falando em Mozart, é em Salzburgo que fica a casa onde ele nasceu e viveu até a adolescência. É um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Fica no número nove da rua Getreidegasse e se destaca pela cor viva amarela. O local foi transformado em um museu que conta a história do compositor por meio de vários objetos.

Casa de Mozart

Além dessa casa da infância do compositor, há outra residência dele na cidade que foi transformada em museu. Conhecida como Dance Master’s House, ela fica na Makartplatz e foi o local onde Mozart viveu com a irmã no início da vida adulta.

Lá você terá a oportunidade de ver o piano em que foram criadas obras clássicas, além de poder ouvir mais de três mil gravações do compositor.  

4. Getreidegasse

A própria rua Getreidegasse é uma parada imperdível em Salzburgo. É uma rua comercial super charmosa, onde as lojas são todas identificadas com pequenas placas de ferro. Lá você vai encontrar cafés, lojas de roupas e souvenirs, restaurantes e lojas de marcas internacionais bem famosas.

Em uma caminhada pela Getreidegasse, você vai se deparar com a idade dos prédios cunhada nas fachadas. É impressionante ver quão antigas são as construções! Você também pode cruzar com a famosa “mulher fantoche”, que desde 1987 faz apresentações na rua com seus bonecos (que ficam disponíveis para venda!).

Além da casa de Mozart, você também pode visitar, nessa mesma rua, a Igreja de St. Blasius, que fica incrustrada na base de uma grande colina. O interior da igreja é gótico, com elementos do estilo rococó.

Getreidegasse

5. Fortaleza Hohensalzburg

Não dá para ir a Salzburgo e não conhecer a Fortaleza Hohensalzburg. Por isso, ela é a quinta recomendação da nossa lista de o que fazer em Salzburgo. É um dos maiores e mais imponentes castelos medievais de toda a Europa e fica no topo de uma colina de mais de quinhentos metros de altura.

A Fortaleza Hohensalzburg, construída no século XI, tem uma atmosfera única, com muralhas de pedra, pátios e torres super preservados. O acesso se dá por um funicular ou por uma caminhada que oferece vistas espetaculares da cidade e dos Alpes.

Lá também fica um museu com várias salas que contam a história da fortaleza e da própria cidade. Além disso, a vista panorâmica de lá de cima é muito bonita.

Fortaleza Hohensalzburg

6. Residência de Salzburgo

A Residência de Salzburgo é uma obra-prima arquitetônica que fica situada no coração da cidade. No passado, foi a casa dos príncipes-arcebispos que governavam a região. Construída ao longo de vários séculos, essa complexa estrutura barroca tem nuances de diferentes estilos arquitetônicos, que vão desde a Renascença até o Rococó.

Ela fica na Residenzplatz, uma praça grande no centro histórico da cidade. Ao explorar seus salões, galerias de arte e a ornamentada Capela Real, os visitantes tem a dimensão de como vivia a dinastia do país. Os jardins que circundam a Residência são exuberantes.

Residenzplatz

7. Praça de Mozart

Outra praça que fica no centro histórico e vale a visita é Mozartplatz. No centro dela fica uma estátua de bronze, de 1842, de Mozart jovem. Parte do monumento foi financiado pelo Rei Louco Ludwig da Baviera, que super fã do trabalho do compositor.

Ao redor da praça, tem vários lugares que tem relação com a vida de Mozart, como o Instituto de Música da Universidade de Salzburgo e a casa que tem uma placa em homenagem à mulher dele, Constanze von Nissen. Também cercando o local, há várias barracas que vendem comidas típicas e souvenires.

Praça de Mozart

8. Praça Capital e Mosteiro e Cemitério São Pedro

A Kapitelplatz é mais uma das praças do centro histórico de Salzburgo. Nela você vai encontrar uma obra de arte contemporânea do artista Stephen Balkenhol chamada ‘A Esfera’, que é uma bola dourada enorme com um homem no meio. No verão, a Praça Capital fica repleta de barracas de artesanato e de comida. No inverno, abriga um mercado de Natal imperdível.

Praça Capital

Pertinho de lá ficam o Mosteiro e o Cemitério de São Pedro, que formam um complexo importante para a história da cidade. O Mosteiro, fundado no século VII, é um dos mais antigos da região dos Alpes. Seu interior abriga tesouros artísticos, como afrescos e esculturas barrocas, enquanto sua biblioteca é repleta de manuscritos e obras raras.

Adjacente ao mosteiro, o Cemitério de São Pedro tem túmulos ornamentados e sepulturas antigas que contam a história de figuras proeminentes de Salzburgo. Se você assistiu à Noviça Rebelde, é um cenário que deve se lembrar, já que ele aparece no filme.

9. Museu de História Natural

Salzburgo tem alguns museus, mas um dos mais legais é o de História Natural, que proporciona uma experiência educativa e divertida para visitantes de todas as idades. Localizado em um edifício super amplo e bonito, ele abriga uma extensa coleção que abrange desde a geologia até a zoologia.

Os visitantes podem explorar exposições interativas e dioramas meticulosamente elaborados, que destacam a riqueza da flora, fauna e geologia dos Alpes. A seção dedicada à paleontologia tem vestígios fósseis encontrados na região ao longo do tempo.

Museu de História Natural de Salzburgo

10. Rio Salzach

Fazer um passeio de barco pelo Rio Salzach, que atravessa a cidade, é uma ótima oportunidade para conhecer Salzburgo a partir de outro ponto de vista. Você vai navegar ao redor do centro histórico e ver vários dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

A gente recomenda muito esse passeio aqui. Ele dura cerca de 40 minutos e é todo acompanhado por um guia que vai contando mais sobre a história de Salzburgo e de cada espaço importante que existe no trajeto. É legal fazer com essa empresa, com a qual a gente contrata todos os nossos passeios, porque dá para ver a avaliação de outros viajantes, o preço é justo e é possível cancelar até 24 horas antes do embarque.

– Salzburg Card

Uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é adquirir um Salzburg Card. Nada mais é do que um cartão turístico que dá desconto para mais de trinta atrações e espetáculos, além de acesso ilimitado a toda a rede de transporte público da cidade. Veja atrações incluídas, detalhes de como funciona e o preço aqui.

Economize ao máximo na sua viagem para Viena:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Áustria, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Viena da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Áustria. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Viena, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Viena para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!