Bruxelas

O que fazer de graça em Bruxelas

Veja tudo o que pode fazer de graça em Bruxelas. A cidade oferece diversas atividades interessantes e gratuitas para você aproveitar muito!

O que fazer de graça em Bruxelas

Saiba tudo o que pode fazer de graça em Bruxelas. A cidade oferece diversas atividades super interessantes e gratuitas para você aproveitar ao máximo! Aqui vamos dar a conhecer algumas sugestões de lugares incríveis que não pode deixar de visitar!

Visitar as Praças de Bruxelas

Grand-Place em Bruxelas

Uma das principais atividades para fazer de graça em Bruxelas é visitar a Grand-Place. Essa praça é das mais visitadas e fotografada da capital Europeia. É também considerada uma das praças mais belas e exuberantes da Europa, a praça tem um grande poder histórico, cultural e comercial.

Grand Place em Bruxelas

Praça Real de Bruxelas

A Praça Real é onde se reúnem os Museus Reais de Bruxelas. Foi sede do Castelo por mais de sete séculos e depois foi o antigo Palácio de Coudenberg, sede do poder dos Duques de Brabante.

A estátua de Godofredo de Bouilon, um nobre e militar franco, encontra-se no centro da praça e foi construída em 1848 por Eugène Simonis. A igreja de Saint-Jacques-sur-Coudenberg também está no centro dess mesma Praça Real de Bruxelas e é lindíssima!

Praça Real de Bruxelas

Passear pelos parques e jardins de Bruxelas

Existem inúmeros parques e jardins pela cidade de Bruxelas onde é possível desfrutar de um belo fim de tarde, ou até mesmo fazer um piquenique em dias ensolarados. É uma ótima opção para quem procura atividades interessantes para fazer de graça em Bruxelas. Aqui ficam algumas sugestões de parques legais que vale apena conhecer:

Parque do Cinquentenário

Ele abriga o Arco do Cinquentenário e é maravilhoso para fazer atividades lúdicas.

Parque do Cinquentenário em Bruxelas

Parque de Bruxelas

O parque está localizado próximo do Palácio Real de Bruxelas, ele é bastante central e enorme. É ideal para uma caminhada, para relaxar e conviver com amigos.

Parque de Bruxelas

Jardim Botânico de Bruxelas

Nesse Jardim você terá a oportunidade de visitar as estufas e conhecer as plantas exóticas. Para além de ser um jardim botânico é também um parque urbano com muito para explorar e desfrutar.

Jardim Botânico de Bruxelas

Visitar os museus gratuitos em Bruxelas

Bruxelas adota uma política bastante comum na Europa, que consiste em museus de graça nos primeiros domingos de cada mês. Não são todos assim, alguns são de graça o ano todo, outros apenas nos primeiros domingos de cada mês, e alguns não aderem a essa prática, os museu que aderem são:

Museu Magritte

O Museu Magritte tem a maior coleção de um dos melhores artistas belgas do século XX. No museu é possível encontrar 250 obras expostas do artista, espalhadas ao longo de mais de 2.600 metros quadrados divididos em vários andares. O museu é gratuito em todos os primeiros domingos de cada mês.

Museu Magritte em Bruxelas

Museu de Instrumentos Musicais

É uma das atrações mais interessantes para quem é apreciador de música e não só. Aqui estão expostos mais de 7.000 instrumentos musicais de todos os tempos, desde a época medieval até a atualidade. Em alguns dias específicos o Museu de Instrumentos Musicais oferece entrada gratuita.

Museu dos Instrumentos Musicais em Bruxelas

Parlamento Europeu

O parlamento Europeu é composto por vários prédios, sendo que o principal é o Edifício Altiero Spinelli, onde são realizadas grande parte das atividades legislativas e administrativas. No Parlamento Europeu também é possível fazer visitas guiadas gratuitas!

O que fazer de graça: Bairro Europeu em Bruxelas

Fazer um passeio pela Art Nouveau em Bruxelas

A maior parte dos passeios pela arquitetura de Art Nouveau são de graça em Bruxelas. Aprecie a caminhada para observar as mais belas obras que grandes artistas deixaram na cidade de Bruxelas, nomeadamente nas fachadas dos prédios e nas ruas com uma bela arquitetura. A Art Nouveau está presente em muitos pontos em Bruxelas, como:

Maison Saint-Cyr em Bruxelas

Foi projetada por Gustave Staruven e é um dos grandes exemplos de Art Nouveau na cidade de Bruxelas. A Maison foi construída entre 1901 e 1903 e é admirada pelos visitantes pelas suas linhas curvas, e seus ornamentos elaborados que são características da Art Nouveau.

A Maison Saint-Cyr em Bruxelas

Hôtel Tassel em Bruxelas

É um símbolo histórico da arquitetura de Art Nouveau. Foi projetado pelo renomado arquiteto Victor Horta entre 1893 e 1894. Este edifício é considerado um primeiro projetado no estilo Art Nouveau.

Hotel Tassel em Bruxelas

Hôtel Solvay em Bruxelas

Também foi projetado por Victor Horta e foi concluído em 1898, ele é considerado jóia do movimento Art Nouveau e um marco histórico da arquitetura moderna. O Hôtel Solvay é uma residência privada e não está aberto ao público, o que só pode ser observado do lado de fora.

Hotel Solvay Bruxelas

Roteiro dos quadradinhos em Bruxelas

Bruxelas é conhecida por ser a capital da banda desenhada. Para os belgas a arte dos quadradinhos é tão ou mais importante do que cerveja ou os chocolates. A cidade foi um grande ponto de partida para as aventuras do repórter mais famoso do mundo, o Tintim e a sua mascote Milú.

E durante o seu passeio pela cidade, é possível observar inúmeros prédios com fachadas ilustradas com várias personagens famosas da banda desenhada belga. É uma ótima opção para apreciar esta arte de graça em Bruxelas!

Fachada com BD em Bruxelas

Visitar o Mercado Matinal em Bruxelas

Aproveite para conhecer as delícias gastronômicas e a arquitetura da cidade. Comece o dia em Bruxelas, conhecendo o Mercado Matinal, mais conhecido por Marché du Midi.

É um mercado de alimentos, onde você vai encontrar produtos frescos, queijos locais, uma grande variedade de chocolates e muito mais. Além disso, em cada barraquinha, há uma variedade de pratos típicos de diferente países, os quais você precisa experimentar, pois são simplesmente deliciosos!

Merché du Midi em Bruxelas

Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!