Chipre: guia completo para conhecer a ilha

Veja as principais dicas sobre o Chipre, uma ilha que surpreende pela diversidade. Confira onde ficar, o que fazer, melhores praias e dicas práticas para planejar sua viagem.

Onde fica Chipre?

Localizada no extremo leste do Mar Mediterrâneo, ao sul da Turquia e próxima à Síria e Líbano, o Chipre é um destino que combina praias de águas cristalinas, cidades históricas, vilarejos de montanha e excelente gastronomia mediterrânea. Embora geograficamente esteja mais próxima do Oriente Médio, culturalmente e politicamente a ilha é europeia e é membro da União Europeia desde 2004.

Vale saber que desde 1974, a ilha é dividida. Ao sul está a República de Chipre, reconhecida internacionalmente. Enquanto ao norte, fica a autodenominada República Turca de Chipre do Norte, reconhecida apenas pela Turquia. A capital do Chipre é Nicósia, e é a única capital do mundo ainda dividida por uma zona de separação. Para atravessar a fronteira a pé, basta se identificar com passaporte.

Quando visitar Chipre?

Entre abril e junho, a primavera oferece temperaturas agradáveis, menos turistas e preços mais equilibrados, sendo a melhor época para visitar Chipre. No entanto, setembro e outubro também são excelentes meses, pois o mar permanece quente e o fluxo depois do verão europeu diminui.

A alta temporada corresponde a julho e agosto, com temperaturas que podem ultrapassar 35°C. Nesses meses, as praias ficam mais cheias e os preços sobem, mas se o orçamento permitir, também vale a pena, pois o clima é perfeito para quem busca dias intensos de sol e vida noturna animada.

Quantos dias ficar em Chipre?

Quanto à duração do roteiro, recomendamos entre cinco e sete dias, para conhecer as principais regiões da ilha com calma. No entanto, saiba que as distâncias são curtas, sendo possível percorrer o país de leste a oeste em cerca de duas horas de carro. Por isso, se quiser ficar menos dias, saiba que é perfeitamente possível, mas mais corrido para conhecer todas as praias e monumentos.

Recomendamos muito alugar um carro na ilha, pois o transporte público é limitado fora das grandes cidades. E vale lembrar que a mão de direção é inglesa, com volante do lado direito!

Nicósia - Chipre

O que fazer em Chipre?

Agora vamos ao que interessa: o que fazer em Chipre! A ilha oferece muito mais do que praias. Combinando sítios arqueológicos, cidades modernas à beira-mar, montanhas e vilarejos tradicionais que preservam o estilo de vida mediterrâneo.

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios sempre com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos este site para adquirir os bilhetes, inclusive o transfer para o hotel. A plataforma tem sempre o menor preço e é a única com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Outra grande vantagem são os tours gratuitos, ótimos para economizar durante a viagem.

Conhecer Pafos e o patrimônio arqueológico

Pafos, localizado na costa oeste, é um dos destinos históricos mais importantes do país. Um dos motivos é o Parque Arqueológico de Pafos, que reúne mosaicos romanos super bem preservados, teatros antigos e ruínas que remontam ao período helenístico.

Além disso, a cidade conta com um ambiente muito agradável para passear, com calçadão à beira-mar, cafés e restaurantes. Na região fica a famosa Petra tou Romiou, conhecida como Praia de Afrodite, associada à mitologia grega.

Montanhas Troodos

As Montanhas Troodos são muito famosas e um dos cartões postais de Chipre. Além de oferecem um contraste total com o litoral, é uma excelente região para trilhas, visitas a igrejas bizantinas decoradas com afrescos e experiências gastronômicas em tavernas familiares. Vale a pena visitar as vilas Omodos e Lefkara, ideais para passeios tranquilos e fazer compras de produtos artesanais locais (ótimo souvenir do país).

Montanhas Troodos

Passear por Limassol

Contrastanto com as montanhas, Limassol é uma cidade moderna e cosmopolita. No entanto, mantém forte ligação com a tradição cipriota. Conta com uma marina elegante que concentra restaurantes e bares mais sofisticados. Por lá, vale também visitar o seu Castelo Medieval, o qual abriga exposições históricas. Por fim, a cidade também é conhecida por festivais culturais e pela produção de vinhos, sendo um bom ponto de partida para visitar vinícolas da região.

Conhecer Larnaca

Larnaca é a cidade principal como porta de entrada do país, graças ao seu aeroporto internacional. O clima é descontraído, contando também com calçadão à beira-mar, restaurantes e praias mais de cidade, mas agradáveis. Um dos destaques é a Igreja de São Lázaro, datada do século IX. Se quiser agito, vale a pena conferir a Praia Mackenzie, próxima ao aeroporto, é famosa pelos bares animados e pela vista privilegiada dos aviões pousando bem próximos ao mar.

Ayia Napa e Protaras

Dois locais diferentes, mas que vale a pena incluir no roteiro! Enquanto Ayia Napa é conhecida pela vida noturna intensa e pelas praias de águas rasas e cristalinas; Protaras tem um perfil mais tranquilo e familiar, com hotéis mais voltados para quem busca descanso. Mas, se algo têm em comum é que ambas concentram algumas das melhores praias de Chipre!

Melhores praias de Chipre

As praias são o grande destaque da ilha e não deixam a desejar, competindo facilmente com outros destinos do Mediterrâneo! Seguem as principais e mais bonitas de Chipre:

Nissi Beach

Localizada em Ayia Napa, a praia Nissi Beach é uma das mais famosas do país. Com água extremamente transparente, forma uma espécie de piscina natural rasa, perfeita para longos banhos de mar. Em dias de mar calmo, é possível ir caminhando até uma pequena ilha próxima à costa.

Nissi Beach em Chipre

Fig Tree Bay

Já em Protaras, a praia Fig Tree Bay é indicada para famílias e turistas que preferem tranquilidade. O mar costuma ser calmo, com tonalidade azul-clara intensa. A infraestrutura é ótima, repleta de restaurantes e serviços como aluguel de espreguiçadeiras.

Fig Tree Bay em Chipre

Coral Bay

Próxima a Pafos, a praia Coral Bay combina um cenário bonito com fácil acesso e boa estrutura. A enseada, ao estar protegida reduz as ondas, tornando o local ideal para nadar. Tem boa opção de restaurantes e cafés e ficam a poucos metros da areia, o que facilita passar o dia inteiro no local. Ou seja, se estiver hospedado na costa oeste, esta praia é uma excelente alternativa.

Coral Bay em Chipre

Cabo Greco

Finalmente, outra praia incrível em Chipre é Cabo Greco, que fica entre Ayia Napa e Protaras. Aliás, a praia fica inserida no Parque Nacional do Cabo Greco, sendo uma das paisagens naturais mais impressionantes da ilha. Por lá, a região abriga falésias e enseadas de água azul. Assim, não deixe de reparar no contraste entre o mar e formações rochosas, que cria uma das paisagens mais bonitos de Chipre.

Chipre e os gatos (por toda parte)

Uma curiosidade é que Chipre é conhecido como a ilha dos gatos! A estimativa é que haja mais gatos do que habitantes no país. A presença dos animais está ligada a registros antigos que apontam que gatos foram levados à ilha para controlar pragas. Por isso, hoje em dia fazem parte da identidade local e costumam ser bem cuidados pela população.

Gato em Chipre

Como economizar na hospedagem em Chipre?

A dica é utilizar comparadores de hotéis para encontrar acomodações com preços acessíveis e em localizações estratégicas. Mas claro, sempre reservar com antecedência para garantir os melhores preços, e optar por hotéis que ofereçam cancelamento gratuito, para maior flexibilidade. 

Considere ficar em apart-hotéis com cozinha para economizar ainda mais, preparando algumas refeições em casa e economizar também na hora de comer. 

Esse Pesquisador de Hotéis é o que sempre usamos, pois é o maior site do mundo e tem todos os hotéis de Fortaleza com preços imbatíveis, pela forte negociação

Mais dicas importantes para sua viagem: